Um grupo de nove professoras do ensino primário do CEIP – Centro de Educación Infantil Y Primaria A Sangriña da Guarda, província de Pontevedra, Espanha, encontra-se a desenvolver um projeto de requalificação do espaço de recreio, no âmbito do PFPP – Projeto de Formação para Professores.
Esse projeto tem como objetivo a transformação do atual pátio de recreio num espaço mais acolhedor, proporcionando diversas atividades destinadas às crianças, tais como horta, zona de equilíbrio, zona de relax, ou zona artística e musical. O projeto deverá englobar uma ideia, ou um eixo motivador que defina e caraterize o novo pátio.
Para o desenvolvimento deste projeto, o grupo conta com a colaboração da Escola Superior Gallaecia, instituição de ensino universitário, sediada em Vila Nova de Cerveira – Portugal. Esta instituição organizou o workshop Um Pátio Cheio de Vida, no qual os estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo e da Licenciatura em Multimédia e Artes, com o apoio dos docentes de ambos os cursos, formam grupos de trabalho multidisciplinares, para desenvolver um projeto inovador e dinâmico, capaz de transformar o espaço escolar do CEIP A Sangriña.
O workshop será desenvolvido durante 15 dias de trabalho contínuo nas instalações da Escola Superior Gallaecia. No passado dia 15 de fevereiro, um grupo de educadoras do CEIP A Sangriña apresentaram, nas instalações da Escola Universitária Gallaecia, as necessidades do pátio, assim como as potencialidades que o mesmo espaço oferece. Após a apresentação, os alunos e os professores da Escola Superior Gallaecia visitaram as instalações do centro para um reconhecimento in loco do espaço a intervir.
No próximo dia 1 de Março, os diferentes grupos de trabalho apresentarão as suas propostas para a requalificação e dinamização da área do pátio escolar. Todas as propostas apresentadas serão expostas ao público nas instalações do CEIP A Sangriña, por um período de 15 dias. A partir do conjunto de propostas apresentadas serão premiadas as duas propostas mais votadas, sendo que será desenvolvida e implementada a proposta com maior pontuação.
Este projeto contou com o envolvimento de toda a comunidade educativa, uma vez que foram inquiridos pais, alunos e professores, para recolher ideias e elaborar propostas. Cabe destacar a colaboração de várias famílias da comunidade educativa (Restaurante Area Grande, Restaurante Trasmallo, Adega Terras Gaudas e Centro de massagem Fajar), através da doação de diversos prémios para agradecimento aos alunos envolvidos nesta iniciativa.
O CEIP A Sangriña agradece também o envolvimento da comunidade académica da Escola Superior Gallaecia neste projeto.