A Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP) formalizou uma parceria com a Câmara Municipal de Caminha que visa promover este concelho minhoto nos mercados internacionais.
«Estamos a crescer acima da média nacional e acima da média do Norte. Mas é preciso fazer mais. Precisamos de dar um salto maior, chegar a novos mercados e, para isso, é imperioso estabelecer novas parcerias com quem trabalha nessas novas paragens», argumenta Miguel Alves, o edil de Caminha.
Rui Pedro Gonçalves, diretor executivo da Associação de Turismo do Porto e Norte, disse, por seu turno, que a reunião entre a ATP e a Câmara de Caminha «foi o ponto de partida de um conjunto de longas conversas» que permitirão num futuro próximo «estruturar os melhores produtos que Caminha pode oferecer e que podem despertar o interesse dos turistas de cada um dos mercados»
O responsável da ATP observou ainda que este compromisso entre estas duas entidades tem já, como objetivo prioritário, uma visita ao concelho de um grupo de operadores turísticos e de jornalistas de especialidade para verem o que existe de bom em Caminha no que diz respeito ao turismo de natureza e religioso para potenciar esses segmentos.
«A partir de agora há já uma ligação muito próxima entre a ATP e o senhor presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, para percorrermos um caminho, fazendo despontar o interesse turístico por Caminha nos mercados internacionais», refere Rui Pedro Gonçalves, que recorda ainda:
«ATP é a única entidade certificada e com competências dadas pelo Turismo de Portugal para fazer promoção turística da região a nível global». E é por isso que a Associação de Turismo do Porto e Norte do país está a estabelecer as parcerias necessárias para que, em conjunto e de uma forma global, «possa levar tudo o que tem de bom esta região Norte para o exterior», adiantou Rui Pedro Gonçalves.
O Presidente Miguel Alves, destacou que «a ATP tem competências delegadas do Turismo de Portugal para promover o território nos países não ibéricos e nós queremos que o nosso concelho chegue a paragens tão longínquas quão apetecíveis, como a América do Norte, o Brasil e o mercado asiático, sem descurar o centro da Europa», e daí defender a necessidade de levar o nome do concelho aos operadores que trabalham com esses locais, para assim conseguir subir um patamar no circuito da notoriedade.
Na opinião de Miguel Alves no campeonato da notoriedade, o Alto Minho não está no lugar que merece. «Na visibilidade, na publicidade, o Porto está na primeira liga, sendo um dos destinos mais procurados do mundo, e o Douro na segunda liga, graças a uma beleza inigualável e à fama do vinho do Porto. O eixo Braga/Guimarães estará numa terceira liga de notoriedade, graças à qualidade das duas cidades, e o Alto Minho, apesar da qualidade e riqueza que apresenta num plantel de dez municípios recheados de potencial, ainda está nas distritais», lamenta o Presidente da Câmara de Caminha.
Associação de Turismo do Porto vai promover Caminha nos mercados internacionais
