29.8 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 3 Julho, 2025
spot_img
InícioNotíciasPolíticaDeputada Liliana Silva preocupada com a falta investimento do governo no distrito...

Deputada Liliana Silva preocupada com a falta investimento do governo no distrito de Viana do Castelo

Desinvestimento brutal previsto para o Distrito de Viana do Castelo e Travessia Rodoviária Internacional entre Caminha e la Guardia novamente em cima da mesa no âmbito da audição do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas Pedro Marques

 

Está neste momento em discussão o Plano Nacional de Investimentos 2030 com vista a definir investimentos estratégicos e estruturantes para todo o País.

Foi neste âmbito que a deputada Liliana Silva interpelou o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas dizendo” mostro aqui a minha preocupação com o desinvestimento brutal refletido no Plano de Investimentos já conhecido, no distrito de Viana do Castelo. Um distrito que precisa de tanto.”

Para ilustrar a sua preocupação, a deputada relembrou o Ministro Pedro Marques que só está previsto investir no distrito de Viana do Castelo, no âmbito deste Ministério, para um período temporal de 10 anos, em duas estradas nacionais e a conclusão da eletrificação da linha do Minho.

O distrito precisa de muito investimento para competir em linha com outros distritos do País e não de um mero investimento de somente duas estradas nacionais. Conforme a mesma afirma “ É preciso mais, muito mais para este distrito. Não nos contentamos com o “pouchinho”, queremos tudo aquilo a que temos direito como grande distrito que somos e como potência fronteiriça capaz de ser um dos suporte da economia nacional“.

“Jamais me contentarei com um Plano Nacional de Investimentos que só contemple duas estradas nacionais para o meu distrito e uma conclusão de obra que já vem do PETI 3+ (2014-2020), no âmbito da eletrificação da Linha do Minho”, remata. Sem receio, diz ainda” Chega de sermos o parente pouco querido dos governos, que vêm cá fazer visitas e pedir votos, mas na hora de investir assobiam para o lado e dão prioridade ao restante território”.

No âmbito da audição regimental na Comissão da Economia sensibilizou o Ministro Pedro Marques para a necessidade de se fazerem mais investimentos viários em todo o distrito.

Sempre com a sua bandeira de luta na mão volta a realçar a necessidade de uma ligação Rodoviária Internacional entre Caminha e La Guardia, perguntando sob a forma de apelo se o Ministro iria ou não incluí-la no novo Plano Nacional de Investimentos que está agora a ser desenhado.

O concelho de Caminha está a definhar economicamente, por não ter capacidade de atratividade estando, literalmente, como a própria deputada afirma “enclausurado entre 2 concelhos limítrofes que têm por um lado um Porto de Mar com dimensões relevantes e por outro um concelho que tem uma ligação viária a Espanha”.

Reafirma a sua preocupação com o concelho de Caminha, disparando “este concelho não pode continuar a sobreviver só com o turismo essencialmente dos três meses de verão. Este concelho tem que ter capacidade e argumentos para atrair e fixar empresas de forma a criar cada vez mais postos de trabalho.

Conclui o seu desafio ao Ministro Pedro Marques afirmando que “ É necessário e fundamental uma ligação internacional neste concelho que permita o escoamento económico, exportações/importações e trocas comerciais para que as empresas tenham interesse em se fixarem neste território criando assim mais emprego e tornando este concelho, com uma geolocalização de referência, num território mais atrativo, desenvolvido e com franco crescimento económico.

 

 

 

 

 

 

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares

Aviso Cm Vila Praia De Âncora