10.7 C
Caminha Municipality

Exposições “Hilaritas” da artista Mumtazz e “Extática Esfinge, desenho e animismo parte II” inauguram no CIAJG no próximo fim de semana

Data:

Esta sexta-feira, dia 27 de outubro, às 21h30, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) inaugura o último ciclo expositivo de 2017 apresentando ao público percursos essenciais na cena artística nacional, através de duas surpreendentes exposições. No mesmo fim de semana, nos dias 28 e 29 de outubro, também às 21h30, o CIAJG é tomado de assalto pelo Teatro Oficina, que aqui apresenta a sua mais recente criação em colaboração com os Velhos Nicolinos e a Outra Voz.

No dia 27 de outubro, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães abre portas para dar a conhecer as novas exposições que integrarão o 3º ciclo expositivo de 2017, que se prolonga até fevereiro do próximo ano. A primeira constitui uma mostra antológica, “Hilaritas”, dedicada ao trabalho de Mumtazz, uma das mais singulares artistas do panorama nacional, que tem vindo a construir um percurso radicalmente heteróclito, profusamente poético e misteriosamente xamânico que exerce uma intensa influência sobre um largo espectro de artistas. Estreitamente ligado à prática da contracultura, implicado ecologicamente, o trabalho artístico de Mumtazz articula influências e elementos de diferentes culturas, diferentes tempos históricos e as mais diversas linguagens – a poesia, o som, o bordado, a fotografia, a instalação, o efémero, o geométrico e o orgânico.

“Extática Esfinge, desenho e animismo parte II” é o título da outra exposição que habitará o CIAJG até fevereiro. Depois de “Oracular Spectacular”, o Centro dedica o segundo tomo desta investigação ao desenho enquanto prática visionária, oracular, animista. A exposição reúne obras de Adriana Molder, Andrea Brandão, Carla Filipe, Catarina de Oliveira, Laetitia Morais, sara Costa Carvalho, Marta Wengorovious, Dayana Lucas e Sara Bichão, um conjunto de universos autorais em torno do entendimento expandido do desenho, por vezes nem sequer materialmente reconhecível enquanto tal.

Também o piso da coleção permanente se apresenta com uma nova montagem, integrando obras seminais da autoria de José de Guimarães, bem como a inserção de obras da coleção de arte africana em espólio no CIAJG e que não foram antes vistas. No Gabinete de Desenho, encontra-se também patente uma extensão da primeira edição da BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães, com a exposição dedicada ao Prémio Carreira, atribuído este ano ao conceituado ilustrador Luís Filipe de Abreu, com curadoria de Jorge Silva.

 

 

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Município aprovou voto de congratulação a arquiteto arcuense Fernando Cerqueira Barros

O Município de Arcos de Valdevez aprovou um Voto...

Perto de uma centena de vianenses beneficiários do programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento

Viana do Castelo conta com praticamente uma centena de...

Caminha e Viana do Castelo apostam na internacionalização do Grande Trail da Serra d’Arga

O Vereador de Caminha, José Leal, reuniu-se com o...

Depressão Emília vai trazer frio, vento, chuva forte e neve nas regiões mais altas alerta IPMA

A depressão Emília chega, esta sexta-feira, ao arquipélago da...