14.2 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 9 Maio, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaÚltima atualização às 12 horas: Concelho de Caminha sem registo de incêndios...

Última atualização às 12 horas: Concelho de Caminha sem registo de incêndios até ao momento

 

Perto de seis mil homens, apoiados por 1800 viaturas encontram-se neste momento a combater as chamas que desde ontem lavram pelo país e que até ao momento, segundo a SIC notícias já fizeram mais de 27 vitimas mortais e 51 feridos, 15 em estado grave.

10 pessoas morreram no distrito de Coimbra, uma no distrito de Castelo Branco, uma no distrito da Guarda e 15 no distrito de Viseu.
Várias casas ardidas e famílias realojadas juntam-se ao balanço trágico daquele que já foi considerado o “pior dia do ano” em matérias de incêndios florestais.
Segundo os dados disponíveis na página da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), neste momento estão registadas, a nível nacional, 192 ocorrencias, sendo que dessas, 21 são consideradas ocorrências importantes. O incêndios que mais meios mobiliza, com 659 bombeiros, é o que lavra desde o início da manhã de domingo na freguesia de Lousã e Vilarinho, na Lousã (Coimbra).
Ainda Segundo a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil, o distrito de Viana do Castelo regista neste momento 9 incêndios das quais 5 se encontram em fase de conclusão, 2 em curso e 2 em fase de resolução.
Os concelhos afetados pelas chamas são Viana do Castelo; Ponte da Barca; Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Monção; Valença e Melgaço.
Os fogos estão a ser combatidos por 57 operacionais apoiados por 15 viaturas. Neste momento não há nenhum meio aéreo a operar no distrito.
No concelho de Caminha neste momento não está ativo qualquer incêndio, apesar do intenso cheiro a fumo que se faz sentir.
O concelho de Monção está a ser um dos mais afetados pelos incêndios florestais que desde a madrugada de sábado consomem as áreas florestais e ameaçam várias freguesias de Monção onde as populações vivem verdadeiros momentos de pânico e terror, com as chamas a chegarem muito perto das habitações.
Apesar da violência dos incêndios não há vitimas a lamentar.

O incêndio que deflagrou às 20:21 de sábado no concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo, foi controlado às 8:20 de hoje.

Na vizinha Galiza as chamas também não dão tréguas com vários incêndios ativos, e neste momento há três vitimas mortais registadas. Segundo o Jornal “El País” duas mortes ocorreram em Nigrán, na província de Pontevedra, no Sudoeste da Galiza. A terceira foi registada em Abelenda, Carballeda de Avia (Ourense).

O presidente da Junta da Galiza descreveu este domingo como complexa a situação devido a uma “actividade incendiária homicida”, seca persistente e o descontrolo dos incêndios em Portugal, que “saltaram o [rio] Minho” pela primeira vez.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares