11.8 C
Caminha Municipality

Eurocidade estuda partilha de equipamentos

Data:

A Eurocidade Valença-Tui quer implementar um sistema de gestão partilhada dos equipamentos públicos, de forma a rentabilizar as estruturas, mas também a dividir despesas pelas dois municípios da raia.

Trata-se de projecto-piloto inovador na Europa que, segundo fonte da autarquia local, vai proporcionar aos habitantes uma rede de serviços com menos custos e mais diversificada fruto, também, de uma maior escala.

A implementação da gestão partilhada está em estudo para a Piscina Municipal de Valença, o Conservatório Municipal de Música de Tui e o Teatro Municipal de Tui. Uma gestão que vai permitir às autarquias dividir as despesas de manutenção dos equipamentos públicos, como explicou ao Jornal C, o autarca de Valença, Jorge Mendes.

Em elaboração está o Plano Director da Rede de Serviços e Equipamentos Públicos Transfronteiriços, promovido pela Direcção-Geral da Administração Local; pela Xunta de Galícia e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte de Portugal, financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Territorial Espanha – Portugal.

O plano terá por base os diagnósticos e estudos de utilização realizados aos recursos, equipamentos e serviços relevantes de utilização conjunta pelas populações da Eurocidade.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...