19.6 C
Caminha Municipality
Segunda-feira, 28 Abril, 2025
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloPS alerta: Unidade Local de Saúde do Alto Minho com verbas em...

PS alerta: Unidade Local de Saúde do Alto Minho com verbas em atraso

Os deputados do PS José Manuel Carpinteira e Sandra Pontedeira, eleitos pelo círculo de Viana do Castelo, reuniram com o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) para análise da prestação de cuidados de saúde naquela região. A ULSAM é a unidade de saúde que menor financiamento obtém, tendo vindo a fazer um esforço considerável relativamente ao equilíbrio orçamental, situação que, de acordo com a administração, se está a agravar.

“Pese embora este facto, a ULSAM não encerrou a unidade de convalescença de Valença quando a ARS [Administração Regional de Saúde] Norte deixou de financiar esta tipologia de cuidados”, estando a ULSAM a fazer um grade esforço financeiro para manter esta unidade em funcionamento, referem os parlamentares.
José Manuel Carpinteira e Sandra Pontedeira alertam que a aposta mais diferenciada da unidade quer na área oncológica quer noutras áreas que implicam mais custos “não se tem traduzido num aumento do financiamento”. Durante a reunião, o conselho de administração informou os deputados socialistas “que possui verbas referentes ao cumprimento dos contratos programa desde 2011 e verbas de serviços a migrantes desde 2008 a receber superiores a 25 milhões de euros”.

“A dívida e os prazos de pagamento da ULSAM tem vindo a aumentar e isso tem grande relevância económica no tecido empresarial e comercial no distrito de Viana do Castelo”
Deste modo, os deputados do PS questionaram o Ministério da Saúde se a ARS Norte se comprometeu a financiar a unidade de convalescença de Valença. José Manuel Carpinteira e Sandra Pontedeira perguntaram ainda à tutela qual a previsão de pagamento das verbas em dívida da Administração Central do Sistema de Saúde e da ARS Norte à Unidade Local de Saúde do Alto Minho, e se irá haver alguma alteração do modelo e revisão do financiamento da ULSAM.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares