11.3 C
Caminha Municipality

Aquamuseu prepara um 2017 dinâmico e interativo

Data:

São cerca de 40 as iniciativas que integram o Plano de Atividades do Aquamuseu do rio Minho para 2017. Visitas guiadas, atividades, exposições e eventos têm como denominador comum a interação com toda a comunidade e a sensibilização para a conservação do património natural.
Para todos os meses e para todas as faixas etárias, o Aquamuseu apresenta diferentes sugestões lúdico-pedagógicas que motivam a visita àquele espaço. Para os mais curiosos é também uma oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre espécies e recursos naturais, bem como a delineação de estratégias para o seu usufruto e preservação.

Os alunos do pré-escolar ao ensino secundário continuam a ser convidados a participar num conjunto de atividades pedagógicas apropriadas a cada ano escolar e programa curricular. Para além da componente teórica, onde podem contextualizar conceitos, há também uma grande preocupação por parte da direção daquele equipamento municipal em aplicar a vertente prática através da experiência. As sugestões são diversas, desde ‘Pintar os peixes do rio Minho’; ‘Conhecer os animais’; ‘Conhecer as plantas’; ‘Pedipaper’; ‘Os pequenos animais que vivem no sedimento’; ‘As formas das folhas’; ‘O meio físico e químico’; ‘Alterações climáticas e ciclo da água’; entre outras.

Para a ocupação de tempos livres das crianças e jovens do concelho, especificamente nas interrupções letivas, o Aquamuseu do rio Minho também já tem organizado um conjunto de ações. Para as Férias da Páscoa, a temática sugerida é “As Aves e a Primavera” (10 a 13 de abril), para as Férias de Verão estarão em destaque “Os Peixes Migradores” (4 a 7 de julho), e nos ateliers de Verão será abordada a “Reutilização de Materiais” (18 a 25 de agosto).

Mas as atividades também são alargadas a toda a comunidade, propondo a participação na iniciativa “Do rio para o mar… a ver o lixo passar – Os valores do Ribeiro de São Gonçalo”, patente ao longo de todo o ano, assim como na “Recolha do Lixo das margens do rio Minho”, entre abril e maio.

Ao nível de exposições temporárias, há aquelas com caráter trimestral, nomeadamente sobre a lampreia, o sável, a solha e a enguia; e depois as bimestrais dedicadas à truta comum, à truta marisca, à boga, ao ruivaco, ao barbo e ao salmão. Em parceria com o CMIA de Viana do Castelo, entre fevereiro a março, vai estar patente ainda a mostra intitulada “Florestas, um património a descobrir”; e no período de verão, entre julho e setembro, “O rio Minho, a Pesca no Feminino” e “Comunicar a Ciência: Biologia no Verão”.

Nos dias 15 e 16 de julho, o XII aniversário do Aquamuseu do rio Minho volta a ser celebrado com um vasto programa, convidando a população a desfrutar.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Arcos de Valdevez: Obras de requalificação de cineteatro na origem de incêndio

As obras de requalificação do cineteatro Alameda, Arcos de...

Executivo caminhense reúne esta quarta-feira em reunião ordinária

O Executivo caminhense vai reunir esta quarta-feira, dia 17...

Festival de documentário de Melgaço sem continuidade em 2026 por falta de apoio municipal

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço...

Vila Nova de Cerveira: Rui Teixeira participa no meeting final do projeto ARCHETHICS em Valência

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de...