O presidente da Câmara de Valença diz que o avanço da modernização da linha do Minho, entre Viana do Castelo e Valença, em 48 quilómetros, anunciado pelo Governo “é uma excelente notícia para Valença”.
“Uma linha do caminho de ferro moderna e rápida, até Valença, é um fator estratégico vital para a atratividade de novos investimentos, dinamização da economia e reforço da qualidade de vida das populações de Valença e de toda esta região transfronteiriça”, pode ler-se num comunicado.
O início das obras está anunciado para o segundo semestre de 2017 de modo a ficar operacional no início de 2019. Uma modernização que poderá permitir a chegada dos comboios rápidos Alfa Pendular até à cidade. Com a modernização da linha Valença ficará ligada ao Porto e a Vigo com uma via mais segura e rápida agilizando a comunicação com os dois grandes núcleos urbanos e económicos da euro-região.
O Ministério do Fomento de Espanha anunciou, também, que ajustará o calendário de intervenções na linha do caminho de ferro até à fronteira de Tui às intervenções a realizar até Valença. Da parte espanhola faltam modernizar apenas 8 Kms até à fronteira. Espera-se assim que no inicio de 2019 seja possível a Valença ter uma ligação rápida para norte e sul.
Para o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, “Valença foi dos primeiros a lutar pela eletrificação e modernização da linha do Minho, uma obra fundamental para o reforço do posicionamento geo-estratégico desta cidade e da euro-região. Após conquistarmos a paragem do Celta esta é mais uma excelente notícia”.