10.7 C
Caminha Municipality

Oferta ecléctica no gnration até final do ano

Data:

De Outubro a Dezembro, o gnration receberá apresentações de novo discos de Julianna Barwick, Sarah Neufeld, a violonista dos Arcade Fire, e Norberto Lobo. A somar, André Gonçalves dará a conhecer “Música Eterna”, os bracarenses Máquina Del Amor vão ao Trabalho da Casa e Michael Rother (NEU!, Harmonia, Kraftwerk) irá relembrar os melhores temas da sua carreira.
A programação cultural para o próximo trimestre contará com apresentações de novo discos de Julianna Barwick, Sarah Neufeld e Norberto Lobo. Julianna Barwick apresentará Will, o terceiro disco de originais, concebido e produzido pela própria em vários locais durante o ano passado. Em Will poderemos ouvir ecos da noite de Lisboa em “Sta. Apolónia” ou Mas Ysa (nome artístico do multi-instrumentista Thomas Arsenault) que empresta riqueza vocal a “Same e “Someway”. O disco conta ainda com colaborações da violoncelista alemã Maarten Vos e do percussionista Jamie Ingalls (Chairlift, Tanlines, Beverly). Actua a 28 de Novembro. Violinista e compositora, Sarah Neufeld é conhecida por integrar os Arcade Fire, mas também por ser fundadora dos aclamados Bell Orchestre. No novo disco, The Ridge (2016), que apresentará em Braga, Neufeld afasta-se do minimalismo clássico e abraça um mundo rítmico da pop minimalista, dando mais ênfase às vocalizações. O disco conta com o Jeremy Gara, dos Arcade Fire, na bateria. Actua a 12 de Novembro. Norberto Lobo, umas das figuras principais da música portuguesa do nosso tempo, tem novo álbum de originais. Muxama, de seu nome, é o sexto disco de estúdio em nome próprio e o seu segundo lançado no editora suíça Three:Four Records, sucedendo a Fornalha (2014). Actua a 25 de Novembro.

André Gonçalves opera em diversas áreas artísticas, nomeadamente nas artes plásticas, música, instalação e performance. Música Eterna (2015) é uma edição sem duração e sem formato fixo. Um “álbum” fechado dentro de uma aplicação para iOS que funciona apenas em iPhone/iPad/iPod, e conta com a participação especial de Alex Zhang Hungtai (Dirty Beaches) e Casper Clausen (Efterklang). Atua a 3 de Dezembro, dia em que também dará uma masterclass de introdução aos sintetizadores modulares.
Antes de se lançar a nove trabalhos a solo, Michael Rother foi membro dos Kraftwerk em 1971 e fundou os lendários grupos NEU! (com Klaus Dinger) e Harmonia (com Hans-Joachim
Roedelius e Dieter Moebius, dos Cluster). Para muitos fãs, músicos e críticos, o guitarrista e multi-instrumentista foi figura-chave na inovadora cena musical que originou na Alemanha no início da década de 70. No gnration, Michael Rother apresentará temas de NEU!, Harmonia e ainda canções favoritas do seu trabalho a solo. Actua a 16 de Outubro.
A iniciativa Trabalho da Casa coloca artistas locais em residência artística e posterior concerto. Depois de Gonçalo, dos Ermo e da editora con+ainer, o Trabalho da Casa receberá os bracarenses Máquina del Amor. Actuam a 17 de Dezembro.
De 26 a 30 de Outubro, o gnration junta-se ao festival SEMIBREVE para acolher instalações concebidas por alunos da Universidade Católica Portuguesa, Universidade do Porto, Engagelab/Universidade do Minho, Museu Zero e Instituto Politécnico de Castelo Branco. No que toca a música, o festival receberá a estreia do inglês Andy Stott para apresentar o novíssimo Too Many Voices, álbum que o confirma como uma das figuras maiores da eletrónica atual. Nídia Minaj é um nome proeminente da Príncipe discos e, cada vez mais, um fenómeno internacional com passagens por palcos de festivais como Unsound e CTM ou clubes como o Berghain. O sucessor de Danger, a editar em 2016, é já considerado uma das edições do ano pela crítica especializada e será o primeiro LP de Nídia Minaj. Laurel Halo, em rara aparição em 2016, apresentará um espetáculo especial que incluirá material do aguardado novo longa duração, a ser editado em 2017. Ron Morelli, homem do leme na influente editora L.I.E.S., apresenta-se em DJ set no SEMIBREVE, uma passagem em dose dupla pelo festival onde também estreará o seu primeiro concerto para auditório, um exercício não rítmico baseado no disco A Gathering Together, editado na Hospital Productions.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Sporting Club Caminhense arrancou à meia noite com as comemorações do centenário do clube

O Sporting Club Caminhense (SCC), Clube de Remo do...

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...