11.3 C
Caminha Municipality

Sindicato acusa Ancorensis de incumprimento do contrato de associação

Data:

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços acusa a Ancorensis Cooperativa de Ensino de incumprimento do contrato de associação com o governo que previa um financiamento de 900 mil euros para 11 turmas.

Célia Lopes, dirigente nacional daquele sindicato, sublinha “que havia financiamento e condições para manter os postos de trabalho, o que não há é vontade política da direção para continuar com o projeto”.

Em causa está o encerramento da Ancorensis. O fecho do colégio e o despedimento coletivo de todos os 67 trabalhadores foram decididos a 29 de agosto, em assembleia geral, por não ter direito a abrir novas turmas com contrato de associação.

Célia Lopes, que falava à porta da cooperativa, em Vila Praia de Âncora, durante uma ação de protesto dos 27 trabalhadores não docentes despedidos “através das redes sociais”, adiantou que “o Ministério da Educação terá que tirar as devidas ilações deste facto e agir sobre esta direção pelo incumprimento do contrato de associação”.

Ainda de acordo com o sindicato, “dos 40 professores despedidos, 15 foram colocados nos dois concursos já realizados pelo Ministério da Educação e 10 não concorreram”.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...