Ponte de Lima ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil. A Comissão Municipal de Proteção Civil – CMPC reuniu de emergência ontem à noite, na sequência dos incêndios que estavam a decorrer no concelho, e decidiu por unanimidade ativar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.
Neste contexto, e de acordo com a Lei de Bases da Proteção Civil, compete ao Presidente da Câmara Municipal, no exercício de funções de responsável municipal da política da proteção civil desencadear, as ações de proteção civil de prevenção, socorro, assistência e reabilitação adequadas em cada caso.
O ato de declaração de situação de alerta de âmbito municipal compreende, como já se fez referência, a convocação extraordinária da CMPC, permitindo que as diferentes entidades que atuam no domínio da proteção civil no concelho determinem quais as estratégias de intervenção a adotar e analisem a necessidade da CMPL, no sentido de apoiar as diferentes ações a desenvolver com meios materiais e humanos próprios ou de outras entidades públicas ou privadas.