No âmbito das comemorações do seu 30º aniversário, a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários selecionou um conjunto de ideias de negócio de alunos do ensino superior, tendo a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESCE-IPVC] sido uma das eleitas, com um total de quatro alunos/projetos.
O primeiro projeto, em fase de teste, é de André Mendes, aluno de Marketing e Comunicação Empresarial, para a “Criação e desenvolvimento de caracóis visando a comercialização da “baba” (cosmética) e do “corpo” (gastronomia)”. Já Pedro Marcelino, igualmente aluno de Marketing e Comunicação Empresarial, apresentou o segundo projeto sobre a “Criação de espaço móvel para venda de alimentos vegan (em termos de classificação dos ingredientes)”. Ana Patrulescu, aluna do mesmo curso, apresentou o 3º projeto a incidir sobre a “Criação de uma linha de produtos cosméticos e de higiene pessoal, sem recurso a ingredientes sintéticos e sem testes em animais (produção artesanal, pela própria aluna)”. O 4º projeto é de Pedro Esteves, aluno de Organização e Gestão Empresariais, e debruça-se sobre “Street Food – Criação de espaço móvel para venda exclusiva de pastéis de nata (empresa produtora já existente na família) em eventos e festas”.
A ação de aceleração, integrada no programa de empreendedorismo FAST TRACK ID, decorreu em finais de junho, nas instalações da ANJE, no Porto. Este programa destina-se a apoiar e acelerar ideias de negócio, que levem à criação de negócios sustentáveis num contexto global.
O programa de empreendedorismo FAST TRACK ID desenvolvido pelos parceiros Shark Tank/Blue Pipeline e B’TEN – Business Consultants ofereceu um conjunto de seis workshops destinados a dinamizar o espírito empreendedor e a preparar empreendedores e projetos para o Investment Day.
Neste percurso de FAST TRACK ID que se desenrolou ao longo de dois dias, os empreendedores foram acompanhados por consultores seniores com participação em inúmeros Workshops, de entre os quais se destacaram temas como Design Thinking (ideias e modelos de negócio); Como fazer o Pitch a um investidor; – Lean Startup e MVP – Proposta de Valor centrada na experiência dos utilizadores e alinhada com o desenvolvimento do MVP – Minimum Viable Product); Market Size e Market Fit e Análise da Concorrência; Viabilidade do negócio (Modelo Económico e Financeiro – pressupostos operacionais, custo de aquisição de clientes, projeções financeiras, mapas financeiros, análise de viabilidade); e Agile Development – Abordagem Lean e Agile para empresas.
Depois de premiado pelo IAPMEI, “é com orgulho que a ESCE-IPVC vê nesta ação mais um reconhecimento do valor do programa que integra, de forma exclusiva, a sua oferta formativa “Leaders fot The future”, em que os alunos desenvolvem e consolidam uma ideia de negócio durante os três anos do percurso da licenciatura e, por isso mesmo dá os parabéns a todos os finalistas”, comenta João Paulo Vieito, Diretor da Escola, a propósito, destacando os nomes dos alunos selecionados pela ANJE: Pedro Marcelino, Ana Patrulescu e André Mendes, de Marketing e Comunicação Empresarial, e Pedro Esteves, de Organização e Gestão Empresariais.