Pela primeira vez na história de Vila Praia de Âncora, a oferta da escola pública vai incluir o Ensino Secundário. Isso acontecerá já a partir do próximo ano letivo e após a realização de obras na Escola Básica de Vila Praia de Âncora.
A informação foi avançada, em conferência de imprensa, pelo presidente da Câmara de Caminha. Miguel Alves fala de uma “decisão histórica”.
Assim, a tutela determinou a abertura do 10.º ano, no próximo ano letivo, na Escola Básica de Vila Praia de Âncora, iniciando-se, assim, o ciclo de estudos do Ensino Secundário.
Ainda de acordo com o autarca socialista, o Ministério da Educação vai investir cerca de 185 mil euros para melhorar as condições de acolhimento dos alunos
Miguel Alves diz que diálogo entre a Câmara de Caminha e o Ministério da Educação permitiu assegurar o Ensino Secundário para Vila Praia de Âncora, assim como as condições para a continuação do trabalho da Ancorensis Cooperativa de Ensino através da adesão do Município ao programa “Qualifica”
Caberá agora à Ancorensis decidir se quer ou não aderir ao programa “Qualifica”. Entretanto, no próximo ano letivo, o Estado continuará a assegurar os contratos para os 8º, 9º, 11º e 12º anos, transferindo para a Ancorensis cerca de 900 mil euros.