11.8 C
Caminha Municipality

Cerveira: Orçamento Participativo 2016 quase a arrancar

Data:

Junho marca o início da edição 2016 do Orçamento Participativo (OP) de Vila Nova de Cerveira, com a realização das Assembleias Participativas em todas as freguesias do concelho.

O desafio de participação da população nas decisões do concelho volta a ser colocado em cima da mesa. À semelhança do ano transato, o OP de Vila Nova de Cerveira divide-se em duas vertentes – OP Geral e OP Jovem -, com propostas para quatro áreas de intervenção: Inovação e Modernização, Reabilitação do Património, Área Social e Associativismo Jovem. O montante global é de 100 mil euros, sendo que 10 mil euros é para o OP Jovem.

Nesta edição, e após a aprovação na última reunião de câmara das normas de participação a aplicar, a metodologia para distribuição da componente orçamental sofre uma ligeira alteração no que diz respeito ao OP Geral, ou seja, a verba de 90 mil euros será partida em três propostas que poderão ter um limite máximo de 30 mil euros. O OP Jovem segue os procedimentos e metodologias praticados em 2015.

A autarquia já estabeleceu a calendarização para o célere desenrolar do processo: de 06 de junho a 19 de julho estão agendadas as Assembleias Participativas para esclarecer dúvidas e discutir propostas, assim como para dinamizar o debate público e recolher sugestões. De 19 de julho a 19 de agosto tem lugar a análise das propostas pela equipa técnica da autarquia; o período de reclamações está reservado de 22 a 26 de agosto para a 29 de agosto ser apresentada a lista definitiva. De 01 a 30 de setembro, as propostas serão colocadas à votação e a 01 de outubro, Dia do Município, serão divulgados publicamente os projetos vencedores.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...