22.7 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 4 Julho, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaAncorensis tem hoje reunião decisiva no Ministério da Educação

Ancorensis tem hoje reunião decisiva no Ministério da Educação

É com alguma expectativa que a direcção da Ancorensis Cooperativa de Ensino desloca-se hoje a Lisboa, onde vai sentar-se à mesa com representantes do Ministério da Educação.

O motivo da reunião são as novas regras dos contratos de associação entre os colégios privados e o Estado. A partir do próximo ano lectivo, o Ministério da Educação deixa de financiar novas turmas onde exista escola pública: perdem o financiamento só as turmas em início de ciclo, ou seja, do 5.º, 7.º e 10.º anos escolares. A tutela também vai aplicar a regra de limitação geográfica e os alunos do básico e secundário só se podem matricular nas instituições da sua freguesia.

Ora, caso o Governo cumpra na íntegra este novo despacho, instituições como a Ancorensis correm o risco de fechar e, em causa, poderão estar também os postos de trabalho de 40 docentes e 27 funcionários, isto no caso da instituição de Vila Praia de Âncora.

O presidente da direcção da Ancorensis, Otávio Pinheiro, diz que vai tentar fazer ver ao Governo que, com a nova lei publicada em Abril, a escola pode não ter viabilidade


O possível encerramento da Ancorensis Cooperativa de Ensino levou mesmo o PS de Caminha a apresentar uma moção durante a última Assembleia Municipal, segundo a qual os socialistas rejeitam a “aplicação cega da legislação aprovada pelo governo PSD/CDS quanto à criação de novas turmas no ensino particular e cooperativo”. Todos os partidos com assento parlamentar aplaudiram a iniciativa do PS.

Ainda no campo político, a líder da concelhia laranja diz ser “totalmente contra” o novo despacho do Ministério liderado por Tiago Brandão Rodrigues porque limita geograficamente o número de alunos que poderá frequentar a Ancorensis. Liliana Silva espera, pelo menos, que o governo “abra uma exceção para a Ancorensis”


Já o Presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, que vai ser o interlocutor da reunião entre a Ancorensis e o Governo, referiu que a autarquia está “tentar resolver os problemas que outros criaram”


Também a Associação de Pais de Vila Praia de Âncora está apreensiva com a situação da Ancorensis. José Valdemar Vieira é o presidente da APEVA


Hoje, 5 de Maio, elementos da direcção da Ancorensis e da Câmara de Caminha vão reunir no Ministério da Educação em Lisboa. Em cima da mesa, as novas regras dos contratos de associação entre os colégios privados e o Estado

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares

Aviso Cm Vila Praia De Âncora