O Teatro Municipal Sá de Miranda, inaugurado em 1885, completou 131 anos de existência, no passado dia 29 de abril.
A efeméride foi lembrada pelo Teatro do Noroeste – CDV nas redes sociais e na página eletrónica da companhia residente no teatro vianense, desde a sua fundação,em 1991.
A construção do teatro Municipal Sá de Miranda deveu-se a um grupo de personalidades vianenses que constituiu, em 1879, a Companhia Fomentadora Vianense com o objetivo de construir “um edifício civilizador” para a cidade e para a região. Por ocasião do centenário, em 1885, a Câmara Municipal adquiriu o edifício, numa altura em que a sua degradação se acentuava.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana é fundado em 1991 como companhia residente, com o intuito de capacitar a oferta cultural do território e alavancar a redinamização do Teatro Municipal Sá de Miranda. Desde então, a atividade do Teatro do Noroste – CDV e a iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo têm propiciado a promoção de obras de beneficiação, primeiro, em 1993, dando segurança e comodidade ao público e, numa segunda fase, em 2000, dotando a caixa de palco dos mais modernos equipamentos cénicos, que permitem pôr em cena os mais exigentes espetáculos.