15 C
Caminha Municipality

Rio de Janeiro: presidente da Câmara de Viana recebeu medalhas de mérito

Data:

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, recebeu da Câmara Municipal do Rio de Janeiro o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto. A sessão solene decorreu no Rio de Janeiro e homenageou assim o autarca pelo trabalho desenvolvido na promoção e cooperação cultural entre as duas cidades, designadamente através da Casa do Minho.

Na sessão, onde participaram o Cônsul Geral de Portugal, Nuno de Mello Bello, o vice-presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, Ricardo Teixeira Oliveira, e o Presidente da Direção da Casa do Minho, Agostinho dos Santos, bem como representantes de instituições e associações portuguesas no Rio de Janeiro, a distinção foi atribuída a José Maria Costa por iniciativa do Vereador Paulo Pinheiro.

A distinção aprovada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro teve como objetivo homenagear o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo pelo trabalho que a autarquia tem desenvolvido na promoção e cooperação cultural entre as duas cidades através da Casa do Minho.

Na sua intervenção, o responsável pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro referiu a importância da tolerância e cooperação entre os povos, dando especial relevo à cooperação nas áreas da cultura e educação, tendo lançado o desafio para um aprofundamento desta cooperação através de uma futura geminação entre as duas cidades.

Na sessão, onde foram entoados os hinos nacionais dos dois países e o Coro da Câmara Municipal do Rio de Janeiro apresentou canções portuguesas e brasileiras, o autarca vianense agradeceu à sua congénere toda a atenção e carinho demonstrado na distinção, elogiando o trabalho que a comunidade portuguesa no Rio de Janeiro tem vindo a desenvolver ao longo dos anos, bem como o intenso trabalho de preservação da língua e da cultura portuguesas e da qual a Casa do Minho é digno representante.

No seu discurso, José Maria Costa elogiou ainda o “trabalho que os grupos etnográficos e folclóricos tem desenvolvido na preservação da cultura popular, assim como o extraordinário trabalho através de visitas multiculturais, potenciando a nossa cultura da cooperação com as comunidades e as relações de amizade com instituições locais e Câmaras Municipais onde estão inseridos”.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...