10.7 C
Caminha Municipality

Caminha: Assembleia Municipal reúne esta sexta-feira

Data:

A Assembleia Municipal de Caminha vai reunir sexta-feira, dia 19 de fevereiro, pelas 21 horas, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha. À semelhança das anteriores, esta sessão pode ser acompanhada em direto, online, através do sítio do município e nas redes sociais a ele associadas.

Depois do período de antes da ordem do dia, os deputados municipais vão analisar a informação escrita do presidente da Câmara sobre a atividade do Município e a situação financeira do mesmo.

Da ordem de trabalhos faz parte a apreciação do protocolo a estabelecer entre a Câmara Municipal de Caminha e a EDP Gás Distribuição.

A assembleia vai pronunciar-se sobre o protocolo de apoio às freguesias. Para o próximo ano, serão realizados protocolos com todas as freguesias num montante que ronda os 300 mil euros, o que corresponde a um aumento de sete por cento face ao ano anterior. Na proposta, Miguel Alves recorda que o novo regime jurídico das autarquias locais aprovado pela Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, veio alterar o quadro de competências dos órgãos dos municípios e das freguesias, com especial incidência nos órgãos executivos.
O diploma reforça as competências das freguesias em vários domínios, mas não foi acompanhado da consequente capitação e reforço da capacidade de intervenção, não dispondo as freguesias de recursos necessários para dar cabal resposta às competências. Assim sendo, é proposto, “em salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações e da continuidade da prestação de serviços” que sejam aprovadas as seguintes formas de apoio às freguesias em reforço da capitação necessária para que estas consigam prosseguir as respetivas competências materiais: em numerário até ao limite constante das grandes opções do plano, e em espécie, através da disponibilização pontual de recursos humanos e patrimoniais.

A votação estará ainda o contrato comodato celebrado entre o Município de Caminha e o Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora. A Câmara Municipal de Caminha vai ceder gratuitamente, através de um contrato comodato, a antiga escola de Riba de Âncora ao Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora para a instalação de um equipamento social, com a implementação das valências de centro de dia, serviço de apoio domiciliário e estrutura residencial para idosos. Recorde-se que o Município vai ceder a título gratuito o imóvel, uma vez que é de interesse municipal dar uso ao edifício, assim como apoiar a instalação de equipamentos sociais que possam dar respostas adequadas às necessidades sociais do concelho.  A funcionar desde 1993, o Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora conta com duas valências; centro de dia e apoio ao domicilio. Depois do contrato ser aprovado pela Assembleia Municipal de Caminha e assinado pelas duas partes, o Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora poderá dar seguimento ao processo que lhe permita contar com mais uma valência – a estrutura residencial para idosos.

Da ordem de trabalhos ainda fazem parte, entre outros assuntos, a aprovação das peças processuais e abertura de procedimento do concurso público internacional de locação financeira para aquisição de dois mini-autocarros e um autocarro de passageiros; a alteração ao regulamento das Feiras do Município de Caminha – incentivos à dinamização; nomeação do Conselho Municipal de Educação e o Contrato Interadministrativo entre a Câmara Municipal de Caminha e o Agrupamento de Escolas Sidónio Pais – Autonomia para o ano letivo 2015/2016.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Sporting Club Caminhense arrancou à meia noite com as comemorações do centenário do clube

O Sporting Club Caminhense (SCC), Clube de Remo do...

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...