16.4 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 9 Maio, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoPCP questiona Governo sobre o combate à vespa asiática

PCP questiona Governo sobre o combate à vespa asiática

A deputada comunista Carla Cruz quer saber quais são os resultados do plano de vigilância e controlo da vespa asiática em Portugal, lançado pelo anterior governo, e que apoios foram concedidos aos apicultores, principais afetados pela espécie invasora.

No requerimento enviado aos Ministérios da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e do Ambiente, a deputada do PCP quer saber se “existe informação atualizada” sobre o controlo e combate àquela praga e, que ações do Plano para a Vigilância e Controlo da vespa asiática, lançado em 2014, foram concretizadas”.

A deputada comunista pretende ainda saber se foram disponibilizados apoios financeiros aos apicultores afetados pela espécie e, em caso afirmativo, “qual o montante disponibilizado, e a que regiões do país”.

A vespa asiática foi introduzida na Europa através do porto de Bordéus, em França, em 2004. Os primeiros indícios da sua presença em Portugal surgiram em 2011, mas a situação só se agravou a partir do final do ano seguinte. Viana do Castelo, capital do Alto Minho é o concelho com maior número de casos registados. De acordo com os últimos dados, desde 2012 foram sinalizados 1.098 ninhos de vespa asiática, dos quais 955 já foram destruídos.

 

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares