O Vereador da Câmara Municipal Olegário Gonçalves reuniu recentemente com o setor da restauração, hotelaria e de animação turística do concelho para fazer a apresentação do plano de atividades anual, bem como sugerir contributos por parte dos mesmos no âmbito da sua organização e programação.
Nesta reunião foram abordadas as datas dos ciclos gastronómicos, nomeadamente o dos rojões e das Papas de Sarrabulho, que decorre já no próximo fim de semana, dias 23 e 24 de janeiro, bem como apresentado o respetivo programa.
Foram também focadas as datas das feiras e de vários eventos desportivos, bem como apresentado o programa do Carnaval, o qual decorre de 5 a 9 de Fevereiro.
De realçar que no dia 5, sexta-feira, pelas 10h00, decorre o Cortejo carnavalesco dos Agrupamentos Escolares e Jardins de Infância; no dia 6, sábado, pelas 21h00, a atuação de rusgas do concelho, com porco no espeto e vinho verde, bem como a atuação do duo musical Carlos Rodrigues e Isaura às 23h00; o domingo será dedicado aos seniores com um baile na discoteca Azenha pelas 15h00. Na segunda, dia 8, terá lugar o baile demáscaras com o grupo Microsom, pelas 22h00, e na terça, pelas 15h30, sairá à rua o grande Cortejo Carnavalesco, com concentração no Parque de Estacionamento junto ao Pavilhão Desportivo Municipal. Após o desfile terá lugar o baile de Carnaval com o Conjunto Curtisom.
O Corso carnavalesco de Arcos de Valdevez é dos maiores do Norte e este ano a organização pretende atingir os 2000 figurantes. Para isso está a ser mobilizado o movimento associativo, as IPSS’s, as Escolas e o público em geral.
Neste encontro também foi apresentado pelo Motoclube de Arcos de Valdevez a XVIII edição do Arcos TT, a decorrer no próximo dia 12 de Março. O Arcos TT surgiu por brincadeira em 2009 e é hoje o evento de maior referência nacional, e um dos mais importantes a nível internacional, no que diz respeito a passeios de motos de todo-o-terreno de 2 e 4 rodas, trazendo até Arcos de Valdevez participantes de 16 países.
No ano passado participaram cerca de mil amantes da modalidade que vieram pelos trilhos, pela beleza paisagística, pelo convívio e ainda pela gastronomia.
O evento gera uma grande movimentação na Vila e assume uma grande importância para o concelho tanto a nível turístico como económico, pois nos dias antes, durante e após a sua realização, há uma maior dinâmica ao nível da restauração, alojamento e comércio.
Neste sentido, a organização apelou à restauração e hotelaria para elaborar em conjunto uma brochura com os dados de todos os restaurantes e alojamento existente em Arcos de Valdevez para facultar aos participantes, aquando da realização da próxima prova, facilitando assim o fornecimento da informação às centenas de pessoas que por cá passarão. Estas reuniões servem para gerar dinâmica em torno das iniciativas e ouvir contributos de forma a melhorá-las cada vez mais, indo ao encontro da perspetiva da população.
O evento gera uma grande movimentação na Vila e assume uma grande importância para o concelho tanto a nível turístico como económico, pois nos dias antes, durante e após a sua realização, há uma maior dinâmica ao nível da restauração, alojamento e comércio.
Neste sentido, a organização apelou à restauração e hotelaria para elaborar em conjunto uma brochura com os dados de todos os restaurantes e alojamento existente em Arcos de Valdevez para facultar aos participantes, aquando da realização da próxima prova, facilitando assim o fornecimento da informação às centenas de pessoas que por cá passarão.