O presidente da Câmara Municipal de Monção, Augusto de Oliveira Domingues, garantiu, em reunião do executivo municipal, que irá transmitir ao Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, com quem reúne na próxima sexta-feira, a total disposição da autarquia para cumprir a deliberação de corte de relações institucionais caso o governante não avoque o processo de não homologação da eleição do diretor do Agrupamento de Escolas de Monção.
O autarca monçanense referiu que “vai ouvir com toda a atenção o Ministro Nuno Crato” e mostrar “contundência e firmeza nos argumentos que levaram à decisão, datada de 31 de agosto, de denunciar unilateralmente o contrato com o Ministério da Educação e Ciência”. “Espero que o dialogo seja produtivo. Se não for, a deliberação é para cumprir” acentuou.
Na agenda, está o pedido de avocação do processo de não homologação da eleição do diretor do Agrupamento de Escolas de Monção, bem como a decisão, caso tal não aconteça, de corte de relações institucionais entre o Município de Monção e o Ministério da Educação e Ciência.
A deliberação, refere a autarquia, “fundamenta-se na grave instabilidade existente no Agrupamento de Escolas de Monção, que tem motivado desconforto e mal-estar no corpo docente, incompreensão dos encarregados de educação e enormes dificuldades no normal desenvolvimento do processo de aprendizagem dos alunos”.