Pela primeira vez, a Viana Festas, entidade que organiza a Romaria da Agonia, em Viana do Castelo, decidiu regulamentar a exploração do aluguer de cadeiras na via pública, durante os principais números das festas “como forma de ordenar aquela prática”.
De acordo com um comunicado, só serão aceites inscrições para exploração da via pública de associações culturais, sociais e desportivas.
O regulamento define ainda que por cada quatro cadeiras, as associações que ficarem com a exploração do seu aluguer, deverão fazer um donativo de cinco euros à VianaFestas.
Os locais disponibilizados são a Rua Nova de Santana, Rua de Aveiro, Alameda João Alves Cerqueira e Marina, sendo que não será permitido alugar cadeiras a preço inferior ao praticado pela VianaFestas.
O aluguer de cadeiras era praticado desde a década de 60, por muitos particulares que encontravam neste negócio uma importante fonte de receita. De acordo com a página oficial da Romaria da Agonia nas redes sociais a tradição nasceu após um grande naufrágio com pescadores de Viana.