“Manuela Machado 20 anos campeã” assim se chama a exposição evocativa da vitória da atleta na maratona dos Campeonatos do Mundo realizados em 1995, em Gotemburgo, na Suécia, que está patente em Viana do Castelo. A mostra estará em exibição até 05 de agosto, dia em que, há 20 anos, Manuela Machado conquistou a medalha de ouro. Nesse dia, será apresentado um livro, da autoria do jornalista desportivo Luís Lopes, sobre a carreira da atleta.
A exposição, com os principais marcos da carreira da atleta, é mais uma das iniciativas do programa comemorativo do 20.º aniversário daquela conquista mundial, que já integrou uma festa do atletismo, várias provas desportivas e uma tertúlia com nomes do atletismo nacional.
Natural de Cardielos, Viana do Castelo, Manuela Machado nasceu em 09 de agosto de 1963 e destacou-se internacionalmente na prova da maratona.
Iniciou a sua carreira aos 18 anos e as suas participações em campeonatos do Mundo de atletismo saldam-se por um sétimo lugar em 1991, a medalha de prata em 1993, a medalha de ouro em 1995 e, de novo, a medalha de prata em 1997.
Atualmente, a ex-atleta é o rosto do Projeto “Atletismo nas Escolas”, desenvolvido pelo município de Viana do Castelo junto do 1.º ciclo, com o objetivo de sensibilizar para a importância da prática de desporto na saúde e na qualidade de vida da população.
Manuela Machado já foi agraciada pela Câmara de Viana do Castelo com a medalha de Cidadã de Honra, tendo também o seu nome sido atribuído ao estádio municipal da cidade.