Valença comemorou ontem o feriado municipal, dia de São Teotónio.
As comemorações arrancaram com o içar da bandeira, nos Paços do Concelho, ao que se seguiu a deposição de flores nas esculturas de São Teotónio, na Fortaleza e no seu berço em Ganfei.
Foi dia de celebrar e exaltar o orgulho em ser valenciano e de homenagear as personalidades e entidades que, com o seu percurso, contribuem para a afirmação e projeção do bom nome de Valença.
Nesse sentido, foram atribuídas Medalhas Municipais de Mérito a Fátima Campos Ferreira; a Marco de Sousa Santos; a Paulo Pacheco, a título póstumo; à Casa Toga; à Associação Social e Recreativa dos Aprosentados e Reformados do Concelho de Valença e ao Centro Humanitário de Valença da Cruz Vermelha Portuguesa.
A perpetuação e divulgação da figura de São Teotónio, foi outra das apostas do município valenciano, com a apresentação do livro “São Teotónio – O Primeiro Santo Português – De Valença para o Mundo”, da autoria de Secundino Cunha, e o resultado final da iniciativa pedagógica “São Teotónio vai à Escola”, com a exposição dos painéis alusivos elaborados pelos alunos de todas as Escolas do 1° Ciclo do Ensino Básico do concelho.