22.8 C
Caminha Municipality
Sábado, 4 Julho, 2020
Início Distrito Caminha Caminha: Escola do Cruzeiro na lista de remoção do aminato

Caminha: Escola do Cruzeiro na lista de remoção do aminato

A Escola Básica de Cruzeiro, no concelho de Caminha e Deu-la-Deu Martins, em Monção, são as duas escolas entre os seis concelhos do Vale do Minho que fazem parte da lista das escolas onde o amianto vai ser removido, ao abrigo de um programa que custará 60 milhões e será financiado por verbas comunitárias. O programa inclui 578 estabelecimentos de ensino, segundo o Diário da República.

De acordo com o despacho conjunto do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, das 578 escolas distribuídas pelas cinco NUTS II de Portugal continental, 218 ficam no Norte e 163 na Área Metropolitana de Lisboa.

Há ainda 107 escolas no Centro (NUTS II), 59 no Alentejo e 31 no Algarve.

As escolas incluídas neste programa são da rede pública da educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário.

Este programa para erradicar o amianto nas escolas foi anunciado no início do mês, aproveitando o encerramento dos estabelecimentos de ensino devido à pandemia de COVID-19.

A utilização de fibras de amianto foi proibida no quadro normativo nacional em 2005 e, até agora, os investimentos na requalificação e modernização de escolas permitiram proceder gradualmente à remoção de parte deste material, que ainda não foi totalmente eliminado dos estabelecimentos de ensino.

Os custos financeiros destas intervenções para remover o amianto nas escolas serão totalmente suportados pelos Programas Operacionais 2020.

Cidália Aldeia
Cidália Aldeia
Chefe de Redação
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

Covid 19: Caminha volta a registar um caso positivo de doença

Segundo os dados da ULSAM, o concelho de Caminha regista hoje um caso positivo de Covid 19. Segundo o Jornal C conseguiu apurar, trata-se...

Monção:Comandante da GNR alegadamente filmado a importunar sexualmente uma mulher no interior do posto

O comandante da GNR de Monção está a ser alvo de um processo interno, na sequência de uma denúncia de alegada “importunação sexual” a...

Distrito: Proteção Civil alerta para risco de incêndios rurais

Face às elevadas temperaturas previstas para os próximos dias, a Autoridade Nacional de Emergência de Proteção e Civil (ANEPC) emitiu esta sexta-feira um alerta...

Covid-19: Próximo ano letivo vai ter mais tempo de aulas e menos férias

Os alunos vão ter mais dias de aulas e menos dias de férias no próximo ano letivo, anunciou hoje o ministro da Educação, confirmando...