10.9 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 15 Maio, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Número de desempregados desce 14,3%

Caminha: Número de desempregados desce 14,3%

De acordo com os números publicados ontem pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de desempregados no concelho de Caminha, em dezembro de 2015, desceu 14,3% relativamente a dezembro de 2014. Há um ano atrás estavam inscritos no Centro de Emprego 804 cidadãos e no final de 2015 o número cifrava-se em 689. Os números do IEFP evidenciam que a maioria dos desempregados são mulheres (354) e que 79 dos inscritos procuram o seu primeiro emprego.

Estes números representam um progresso mas, de acordo com Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, “não são ainda os números que todos desejamos. É certo que parte da diminuição do número de desempregados está relacionado com a emigração de muitos dos nossos jovens nos últimos quatro anos mas fico satisfeito por perceber que a abertura de pequenas fábricas, novos supermercados, estabelecimentos comerciais ligados à restauração e bebidas ou os novos hotéis do concelho, representam já uma descida do número de desempregados”.

Miguel Alves faz ainda uma breve análise sobre o desemprego no curso do seu mandato: “Não me esqueço que, em dezembro de 2014, quando cheguei à Câmara, havia 1007 desempregados. Agora há 689, menos 31,5%. A boa notícia é essa, desde dezembro de 2014 o número de desempregados diminuiu um terço. A má notícia é a existência de 689 problemas por resolver. Contribuir para a resolução deste flagelo é a minha prioridade”.

Recorde-se que o concelho de Caminha tem em funcionamento o Gabinete de Apoio às Atividades Económicas em parceria com a CEVAL (Confederação Empresarial do Alto Minho), direcionado para a captação de investimento e informação aos empresários mas também para o apoio aos desempregados. Além disso, estabeleceu parceria com o CLDS – 3G Caminha (Contrato Local de Desenvolvimento Social de 3ª Geração), sedeado no Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, de modo a ajudar os desempregados a voltarem ao mercado de trabalho.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares