13.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloWRC Vodafone Rally de Portugal gerou retorno económico de quase 5 milhões...

WRC Vodafone Rally de Portugal gerou retorno económico de quase 5 milhões de euros em Viana do Castelo

O estudo de impacto económico direto do WRC Vodafone Rally de Portugal 2017 à escala local e elaborado pelo Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve em colaboração com a Universidade do Minho, aponta para um retorno económico direto que poderá chegar a cerca de cinco milhões de euros.

Segundo o estudo, no caso do Município de Viana do Castelo, este terá assegurado entre 4.427.027 euros e 4.910.855 euros de valor de retorno económico direto (despesas de adeptos e equipas no concelho), fruto da sua participação na organização e acolhimento da edição de 2017.

O documento aponta que, de entre os serviços da fileira turística associados ao evento desportivo, o alojamento é uma componente fundamental quer pelo vínculo que cria com o destino quer pelo potencial de outros serviços que a este podem ser associados. Na análise é ainda sublinhado que os 457 adeptos residentes entrevistados colocaram seis impactos positivos, sendo a projeção da imagem no exterior e o desenvolvimento económico os mais importantes.

O estudo conclui ainda que “o concelho de Viana do Castelo tem no WRC Vodafone Rally de Portugal 2017 um instrumento estratégico de marketing turístico” que aumenta a atratividade do destino e eleva a sua notoriedade, harmoniza e consolida a qualidade da oferta, melhora os indicadores do turismo e estimula o espírito colaborativo para a promoção do destino.

Aquele que é o maior evento internacional da modalidade teve assim impactos diretos na economia e no turismo do concelho, sendo que a equipa liderada pelo coordenador Fernando Perna efetuou uma monitorização durante onze meses, assegurando uma ampla cobertura e detalhe territorial através de entrevistas a 457 adeptos residentes nacionais, 266 adeptos não residentes nacionais e 290 adeptos não residentes estrangeiros.

Recorde-se que Viana do Castelo recebeu uma classificativa do Rally de Portugal – WRC Rally de Portugal em Maio. A organização do Rally Vodafone criou Zonas de Espetáculo ver e sentir as emoções dos ralis em áreas amplas, devidamente preparadas para o efeito e sempre em segurança e os carros subiram a Estrada de Santa Luzia, proporcionando um espetáculo acrescido para os amantes do desporto automóvel.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares