8.6 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraVolume de exportações acresce 100 ME em 2017 atingindo um valor total...

Volume de exportações acresce 100 ME em 2017 atingindo um valor total de 617 ME

O desenvolvimento empresarial de Vila Nova de Cerveira continua a ser marcado por um ritmo ascendente. Os mais recentes indicadores regionais da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte apontam para um crescimento das exportações na ordem dos 100 milhões de euros, de 2016 para 2017, tornando-se o concelho do Alto Minho a registar a maior subida. Autarquia felicita os empresários pelo consistente contributo para a retoma do crescimento económico da Região Norte e da dinâmica da economia local.

Vila Nova de Cerveira não só mantém o vigor empresarial, como é garantidamente uma referência futura na região. A atividade exportadora do concelho tem-se expandido significativamente e, de 2016 para 2017, não foi exceção. Segundo o documento “Indicadores Estatísticos de Caraterização da Região Norte” publicado pela CCDR-N em setembro, Vila Nova de Cerveira registava, em 2016, um volume de exportação de 515.714.223 euros que, em 2017, ascendeu a 617.042.185 euros, perfazendo mais 100 milhões de euros.

Estes bons indicadores mantêm o concelho cerveirense no pódio distrital, sendo o segundo concelho do Alto Minho com maior volume de exportações, logo atrás de Viana do Castelo, como também assume um papel preponderante entre os 86 municípios da Região Norte.

Atribuindo o êxito aos empresários instalados no concelho, o autarca local sublinha que “Vila Nova de Cerveira continua a despertar o interesse e a confiança de empresas, em particular da vanguarda tecnológica e de inovação, concretamente nesta vertente a grande expetativa para a unidade fabril de transformação de pescado que vai entrar em funcionamento em novembro, e que incorpora conhecimento e tecnologia de ponta”. Fernando Nogueira acredita que esta linha ascendente é para continuar, “pois existem mais empresas que manifestaram vontade em instalar-se no nosso território, usufruindo da localização privilegiada e das condições prestadas”.

Graças a este empreendedorismo, Vila Nova de Cerveira tem ainda registado uma taxa de desemprego bastante abaixo da média da Região Norte, ao longo dos últimos anos. De acordo com a CCDR-N, o indicador local de desemprego registado em Cerveira em 2017 é de 3,9%, a contrastar com os 7,9% da Região Norte.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares