13.6 C
Caminha Municipality
Sábado, 20 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDesportoViana World Bodyboard Championship arranca hoje

Viana World Bodyboard Championship arranca hoje

Para esta etapa vianense da APB World Tour as expetativas são elevadas: está garantida a participação dos bodyboarders de top mundial, que deverão beneficiar, também este ano, de ondas de qualidade; está inserida na Semana Europeia do Desporto com uma atividade que envolverá a participação de cerca de 500 alunos das escolas de Viana do Castelo; e será palco, hoje, da 1st Bodyboard Performance Clinic. A competição decorre na praia da Arda de quarta-feira a domingo.

 

Com organização do Surf Clube de Viana  (SCV), em parceria com a Association of Professional Bodyboarders (APB) e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o programa oficial arranca hoje, pelas 18h00, com uma Conferência de Imprensa, seguida pela Bodyboard Performance Clinic dedicada ao alto rendimento desportivo, no Centro de Alto Rendimento de Surf.

É aberta ao público em geral e tem como oradores: o lendário Mike Stewart, que irá desenvolver o tema “Global view of bodyboarding”; Jared Houston, campeão do mundo em 2015, irá expor “Coming back from injury”; Pierre-Louis Costes, atual campeão do mundo, irá apresentar “The road to becoming world champ”; Iain Campbell, atual número 1 do ranking APB 2017, irá desenvolver o tema “From school to world tour”; e Hugo Pinheiro, bodyboarder português de referência, apresentará o tema “Working with sponsors”.

 Segundo João Zamith, presidente do SCV, trata-se de um evento único e de grande importância, pois os melhores do mundo vão partilhar conhecimentos e as suas experiências, podendo, além de conquistar admiradores, inspirar futuros campeões.

A competição decorre de quarta-feira a domingo com previsões meteorológicas e de ondas perfeitas para a modalidade, tal como já havia acontecido na edição de 2016. Na praia da Arda, irão competir cerca de 80 atletas nas categorias “Men’s World Tour” e “Pro Junior Division”, entre os quais, se encontram todas as grandes referências que estão na corrida pelo título.

Em paralelo (de 26 a 30 de setembro), decorre a Semana Europeia do Desporto, operação denominada #BEACTIVE e que visa a promoção do desporto e da atividade física na Europa. Este evento proporcionará a aproximadamente 500 alunos das escolas do Município de Viana do Castelo assistirem a uma competição mundial, contactarem com os bodyboarders profissionais e praticarem desporto e outras atividades na praia (futebol, volei, tenis, badminton, coasteering, limpeza de praia, etc.).

No âmbito da participação direta dos principais bodyboarders mundiais, destaque para Mike Stewart que deverá dar uma aula de surf.

Este evento tem como embaixadores locais do desporto: Manuela Machado, que foi uma das melhores maratonistas nacionais, e Rui Sousa, ciclista nacional de referência.

Prevê-se que esta edição vianense da Semana Europeia do Desporto, possível graças à cooperação existente entre o Município de Viana do Castelo, os agrupamentos escolares do concelho, o SCV e os clubes náuticos locais, seja uma das atividades com maior adesão em Portugal.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares