8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloViana do Castelo assinala Semana Europeia da Mobilidade

Viana do Castelo assinala Semana Europeia da Mobilidade

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com diversas entidades, vai assinalar, entre 16 e 22 de Setembro, a Semana Europeia da Mobilidade com um conjunto de iniciativas, com destaque para as atividades desportivas, a gratuitidade nos autocarros elétricos no Dia Europeu Sem Carros e a disponibilização de cinco bicicletas para produzir energia renovável a pedalar.

O programa arranca no dia 16 de setembro no jardim da marina com um passeio de bicicleta, uma caminhada e uma gincana infantil entre as 10 horas e as 12 horas. De destaque são também os ateliers no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental sobre Medição de Ruído destinados aos alunos do segundo e terceiro ciclos e, neste espaço, é também possível visitar até ao fim do mês a exposição “Energia a Pedalar”, onde estão cinco bicicletas disponíveis para descobrir como se pode produzir energias renováveis a pedalar.

No dia 22, Dia Europeu Sem Carros, o transporte é gratuito nos autocarros elétricos e no funicular de Santa Luzia, sendo que também a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra vai estar encerrada ao trânsito. A Semana Europeia da Mobilidade encerra na Praça da Erva no mesmo dia à noite para uma mega aula de cycling e a projeção “Mobilidade em Imagens”.

A Semana Europeia da Mobilidade decorre, anualmente, entre 16 e 22 de Setembro e é uma campanha sobre mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio institucional e financeiro da Direção Geral do Ambiente e da Direção Geral dos Transportes da Comissão Europeia, com o principal objetivo de incentivar as autoridades locais europeias a apresentar e promover medidas de transporte sustentável e convidar os seus cidadãos a refletir e adotar meios alternativos ao automóvel individual.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares