10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoValençaValença: Vai nascer um novo percurso verde junto ao rio Minho

Valença: Vai nascer um novo percurso verde junto ao rio Minho

Valença vai ter um novo espaço verde junto ao rio Minho. Será um corredor já batizado com o nome “Veigas do Rio Minho”. De acordo com a autarquia, terá 5,6 quilómetros de extensão passando pelas freguesias de Valença, Ganfei e Verdoejo.

A candidatura, apresentada pela Câmara Municipal de Valença, ao Norte 2020 – Património Natural, já foi aprovada. Espera-se, em breve, o lançamento da obra, num investimento de 348 mil euros.
As Veigas do Rio Minho serão um percurso complementar à Ecopista do Rio Minho e pretendem aproximar esta via emblemática ao rio na parte norte do concelho. O percurso começará no Cais, em Valença, e seguirá paralelo ao rio Minho até Verdoejo com ligação à Ecopista existente. Este percurso implicará a construção de uma ponte pedonal no ribeiro que separa Ganfei de Verdoejo.

Este percurso criará um miradouro privilegiado para o centro histórico de Tui, passará nos bancos de areia de Arinhos, seguirá em frente às ilhotas de Ganfei, com passagem pela Pesqueira dos Frades em Ganfei, Parque de Merendas de Verdoejo e em frente às ilhas de Ranhão e do Conguedo em Verdoejo, na lagoa do rio Novo em Verdoejo, ou barca dos Pepes e seguirá, entre os vinhedos, até à atual Ecopista. Recantos únicos, de rara beleza e elevado valor paisagístico e natural e ficarão acessíveis a ser visitados com percursos ordenados e enquadrados com o ambiente natural. “Este novo percurso pretende dar mais um contributo para a aposta no turismo verde em Valença, uma maior consciencialização para os valores e recursos naturais do rio Minho”, explica a autarquia valenciana. Em preparação estão, também, os processos dos cais de atracagem em São Pedro da Torre e em Ganfei.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares