15.8 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasCulturaV Minho Reggae Splash

V Minho Reggae Splash

O final do Verão vem cheio de Reggae na outra margem do rio Minho.  No inicio de Setembro irá acontecer a quinta edição deste festival. O Minho Reggae Splash está destinado a fechar o ciclo de festivais de Verão da zona transfronteiriça. O evento que vai preencher o Espazo Fortaleza de Goián, depois de ter tido as primeiras edições em Vila Nova de Cerveira, e decorrerá no fim-de-semana de 5 e 6 de Setembro. O evento de dois dias conta com oficinas, conferencias, projecções, actividades desportivas e artísticas, espectáculos de rua, feira de artesanato e muito reggae. Com bandas conceituadas a nível internacional fazendo deste certame uma referência para os amantes do reggae.

A Associação Minho Reggae continua a apostar na qualidade e inovação na hora de escolher as bandas que compõem a quinta edição do festival. Músicos chegados dos quatro continentes fazem parte da edição deste ano. Países como a Jamaica, Reino Unido, Brasil e de várias regiões espanholas. Winston Francis, uma das lendas vivas do reggae, com uma carreira de quase cinquenta anos é uma das apostas fortes do festival. O Jamaicano irá surpreender os festivaleiros com um set transversal a toda a sua carreira, com temas que vão desde o roots até o rocksteady, e tocará junto a uma das bandas galegas mais representativas seste estilo, os vigueses Transilvanians.

Do outro lado do Atlântico vem duas bandas brasileiras, os Nova Raiz e Habitantes de Zion, duas referências do reggae independente que se está a fazer nos últimos anos no Brasil. Com uma sonoridade muito dançante, cheia de mensagens positivas que falam do amor, da paz e da liberdade.

Os madrilenos Blueskank vão apresentar pela primeira vez na Galicia “A Thin Line”, dez novos temas que emanam roots reggae, jazz e soul. Será a primeira vez que irá ser apresentado o primeiro disco da banda viguesa Zamaramandi, “Mesopelagic”, uma das referências do reggae galego, dada a sua originalidade na mistura tão própria entre o reggae roots com o jazz ou o soul. Do Ferrol vem os Natural Green, banda que anda a promover neste verão o novo disco “Showcase”.   E ainda de  Madrid os Hotdrop, que vem com novo álbum editado no ano passado “Sugar & Spice”, e que fazem uma clara referencia  à Jamaica dos anos Setenta, com uma sonoridade que misturam o funk e o soul, onde o  ritmo e a harmonia se misturam numa envolvente atmosfera dub.

A juntar a esta vasta oferta temos os Tacumah. Com dez músicos em palco prometem converter o recinto numa festa ao ritmo do rocksteady edo  ska.  Se a receita já vai larga ainda referencia para os ingleses Prince Jamo. E o padrinho do festival o londrino Benjammin.

Os encarregados de fechar as duas jornadas de concertos será o sound system dos madrileños Organic Roots, que repetem este ano o êxito alcançado na quarta edição. Contudo trazem muitas novidades, entre elas Tiano Bless e Koko Vega, e os Echo Chamber. Dois colectivos que desenvolvem um trabalho cultural vasto, na área do reggae.

https://www.youtube.com/watch?v=C8KRK4_Kh5M

https://www.youtube.com/watch?v=T7fu1_2NQgU

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares