8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaTiago Brandão Rodrigues e Miguel Alves assinaram contrato programa para ampliação da...

Tiago Brandão Rodrigues e Miguel Alves assinaram contrato programa para ampliação da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e o presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves assinaram, esta manhã, em Vila Praia de Âncora, o Contrato Programa para a Ampliação da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, um investimento que ronda os 1,8 milhões de euros, que inclui as novas instalações da Academia de Música Fernandes Fão. “Este contrato que assinei agora com o senhor Ministro vai permitir financiar, pagar a escola que vamos fazer. Estamos neste momento a acabar o projeto. Depois vamos lançar e obra. Depois vamos fazer a obra e espero que em breve possamos inaugurar este equipamento até ao final deste mandato. É esse o nosso compromisso”, referiu o presidente da Câmara. As boas notícias não ficam por aqui. Miguel Alves deu a conhecer que “segunda feira vou assinar o contrato com o empreiteiro que vai permitir construir a nossa Escola Sidónio pais em Caminha, depois será enviada para o tribunal de Contas e em breve teremos a construção da escola”.

Sobre o investimento de 1,8 milhões de euros que vão ser aplicados na ampliação da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora e das instalações da Academia de Música Fernandes Fão, o presidente da Câmara de Caminha realçou “este é um investimento que vem trazer aqui ao concelho, dos fundos europeus 1,5 milhões de euros, mais o que vamos investir a partir do Ministério e da Câmara Municipal 1,8 milhões de euros para o futuro do concelho para o futuro da nossa terra. É assim que estamos a trabalhar. E, é com orgulho que digo que o trabalho que todos fazemos pela educação é um trabalho que fazemos do coração, para o coração da nossa terra”.

Tiago Brandão Rodrigues sublinhou a importância do momento: “é uma felicidade imensa estar aqui, poder pensar esta escola para o presente, projetando para o futuro”. Deixou duas palavras de felicitações. A primeira para a Câmara Municipal, realçando o papel do presidente da Câmara enquanto aliado do ministério da Educação: “o senhor presidente da Câmara tem sido quem tem norteado esta luta para cimentar, para alavancar e para termos cada vez melhores escolas, para termos cada vez melhores projetos educativos aqui neste vosso concelho de Caminha e, em particular, aqui no Vale do Âncora. Tem sido um aliado do ministério da Educação e temos, em conjunto, sabido responder aos muitos desafios”. A segunda palavra foi dirigida para a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora “por todo o trabalho e pelo projeto pedagógico”.

Maria Esteves, presidente do Agrupamento de Escola Sidónio Pais, realçou o papel de “todos aqueles que contribuem para a melhoria da educação e contribuem para o sucesso das nossas crianças e dos nossos jovens”. Agradeceu ainda “em nome da grande família que compõe o Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, ao Ministério da Educação e à Câmara Municipal de Caminha pela ação conjunta que hoje a todos nós nos reuniu nesta cerimónia, prenúncio de uma valiosa obra que valorizará o nosso concelho, e em particular os cidadãos residentes no ale do Âncora, bem como toda a comunidade educativa deste estabelecimento de ensino”.

Fernando Rebelo, presidente da Academia de Música Fernandes Fão, salientou a importância do momento: “passado 30 anos, após a assinatura de um protocolo, a apresentação de dois projetos e uma maquete, finalmente a realidade: a AMFF terá uma escola sede. Este é um ano de realizações. Celebramos o nosso 30º aniversário, os alunos têm tido excelentes resultados e para culminar, um sonho antigo, hoje lança-se a primeira pedra do edifício que irá albergar as nossas instalações”.

A ampliação da atual Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora contempla várias salas de aula, polivalentes e específicas. Haverá também um novo acesso ao estabelecimento de ensino, a pensar nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

O espaço exterior será igualmente renovado, sendo redesenhados os locais destinados à prática de educação física.

Entretanto, num terreno contíguo, propriedade do Município de Caminha, nascerão, no âmbito deste mesmo investimento, as novas instalações da Academia de Música Fernandes Fão (AMFF), com espaços destinados à parte administrativa, salas de aula, estúdio, salas de estudo individualizado e um auditório com capacidade para cerca de 170 pessoas, prevendo-se uma utilização polivalente.

De realçar que será criada uma ligação física e funcional entre as instalações da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora e o edifício da AMFF, sobretudo para que os alunos do ensino articulado possam circular entre as duas unidades sem ter de passar pelo exterior dos complexos.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares