13.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaTapetes floridos cobrem as ruas de Caminha no Corpo de Deus

Tapetes floridos cobrem as ruas de Caminha no Corpo de Deus

Os caminhenses estão a ultimar os preparativos para que na quinta-feira, dia 31 de maio, Caminha e Vilarelho amanheçam engalanadas com extraordinários tapetes floridos e coloridos. Para além dos originais tapetes, a Solenidade do Corpo de Deus contará com a participação, como convidado, do Município de Sardoal.

Para além da religiosidade que lhe é inerente, a Festa do Corpo de Deus é um autêntico cartão de visita da vila. Todos os anos, milhares de pessoas visitam Caminha para admirarem as verdadeiras obras de arte elaboradas pelos caminhenses. Há várias semanas que as diferentes comissões de rua trabalham afincadamente nos preparativos dos tapetes. De facto, na noite que antecede a festividade, passam a noite acordados a ornamentarem as ruas, com criatividade e empenho, motivos do quotidiano ou da sua fé, para que de manhã as ruas estejam prontas para serem contempladas.

Como forma de fazer perpetuar os tapetes na memória das pessoas, o Município vai voltar a organizar uma exposição de fotografia que registe não só os tapetes já finalizados, mas também todo o processo de execução. Para tal, o Município convida todos os fotógrafos amadores e profissionais do concelho a participar. Esta exposição comissariada pelo fotógrafo António Garrido será inaugurada a 8 de junho.

O Município de Sardoal é o convidado, este ano, para participar na execução dos tapetes em Caminha. Sardoal tem fortes tradições na elaboração de tapetes, com destaque para a Semana Santa, durante a qual ‘Capelas e Igrejas da vila estão todas abertas e mostram os seus tapetes de flores, cuidadosamente elaborados por grupos de pessoas que, ano após ano, fazem questão de criarem tapetes à base de flores e verduras naturais com desenhos alusivos à Semana Santa e à Paixão de Cristo. As flores, na sua maioria, são apanhadas no campo’.

Do programa da Solenidade do Corpo de Deus faz parte às 16 horas a Oração de Vésperas e Sermão seguido de Procissão Solene, na Igreja Matriz de Caminha. Trata-se de uma organização do Arciprestado de Caminha com o apoio do Município.

A Festa do Corpo de Deus é uma iniciativa do Arciprestado de Caminha, que conta com o apoio da Câmara Municipal.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares