12.5 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 25 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaSemana Santa em Caminha

Semana Santa em Caminha

São as celebrações mais importantes do ano para os cristãos católicos. O dia começa com a ida dos sacerdotes a Braga, onde renovam os votos e benzem os óleos que irão utilizar em várias cerimónias religiosas. Um dos padres que anualmente participa na renovação de votos é Filipe Sá, pároco de Caminha.

O ponto alto das cerimónias desta quinta-feira santa é o lava-pés. É uma eucaristia que procura recriar a reunião de Cristo com os apóstolos para celebrar a ceia antecipada.

Durante o ritual, Filipe Sá lava os pés a 12 jovens…. Recria assim o momento em que Cristo lavou os pés aos 12 apóstolos. Hoje é uma cerimónia que já não choca, mas à época foi alvo das mais variadas exclamações: é que lavar os pés dos outros era um trabalho de escravo. Há relatos que referem que o apóstolo Pedro discutiu com Jesus, dizendo-lhe que nunca consentiria que o mestre lhe lavasse os pés. Jesus justificou que o gesto representava a sua missão: servir em vez de ser servido.

Este momento é representado pelo pároco que, durante a missa, despe os seus paramentos, ata uma toalha à cintura e lava os pés de 12 paroquianos.

O lava-pés tem lugar esta quinta-feira ao final da tarde, sendo seguido, já durante a noite, por uma procissão que simboliza a caminhada de Jesus e dos Apóstolos para o Jardim das Oliveiras. É aí que serão apanhados pelos guardas do Sinédrio, depois da traição de Judas.

Finda esta cerimónia, o sino não toca mais até à ressurreição de Cristo, nem mesmo que morra o Papa.

Em Viana do Castelo, esta noite, 20 igrejas e capelas abrem portas para visitas da Páscoa. Uma cerimónia que movimenta milhares de pessoas na capital do distrito.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares