12 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 25 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasSemana de calor. Maior parte do continente terá máxima acima dos 30

Semana de calor. Maior parte do continente terá máxima acima dos 30

Nove distritos de Portugal continental estão esta segunda-feira sob aviso amarelo, devido à previsão de tempo quente, com persistência dos valores elevados das temperaturas máximas.

De acordo com o Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo está em vigor desde domingo e até às 22h00 de terça-feira, nos distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Setúbal.

Esta segunda-feira, as temperaturas máximas vão subir até aos 40 graus em Beja, 39 em Évora, 38 em Portalegre e Castelo Branco, 34 em Lisboa, 35 em Viseu e Braga, 32 em Faro e 28 no Porto.

O IPMA prevê ainda, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral Centro até ao início da manhã.

Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro, e Alto Alentejo, onde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

A temperatura mínima também deverá subir.

O aviso amarelo é emitido sempre que há uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Risco de incêndio em quase todo o país

O continente apresenta risco de incêndio em vários níveis. No distrito de Faro, sete concelhos apresentam esta segunda-feira risco “máximo” de incêndio: Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Alcoutim, Tavira e Castro Marim.

O IPMA colocou também em risco “muito elevado” os concelhos de Faro, Beja, Évora, Santarém, Portalegre, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real.

Os restantes distritos do país apresentam risco “elevado”, “moderado” e “reduzido”.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre “reduzido” e “máximo”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares