11.4 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaSeixas acolhe próxima reunião de câmara descentralizada

Seixas acolhe próxima reunião de câmara descentralizada

As reuniões públicas descentralizadas continuam a percorrer as freguesias do concelho. Este mês, a sessão vai decorrer em Seixas. No dia 28 de fevereiro, pelas 18H30, Miguel Alves e o restante executivo vão estar no edifício da Assembleia de Freguesia de Seixas, para auscultarem os seixenses.

As reuniões públicas descentralizadas são um instrumento de participação que os munícipes têm à disposição para dialogar diretamente com os decisores políticos concelhios. Além de favorecerem a proximidade junto da população, estas reuniões permitem ao presidente e vereadores da Câmara Municipal ouvir, esclarecer e prestar contas da gestão municipal, contribuindo assim para uma democracia local mais participativa.

Recorda-se que estas reuniões apresentam como único ponto da ordem de trabalhos a audição dos munícipes. Assim, os munícipes interessados em intervir deverão proceder à respetiva inscrição, com uma antecedência mínima de 48 horas, na Câmara Municipal, através do telefone 258 710 300 ou do e-mail geral@cm-caminha.pt. Ainda o podem fazer na sede da Junta de Freguesia de Seixas. É de realçar que, no momento da inscrição, os munícipes deverão indicar o contacto telefónico e o assunto a tratar. Será dada prioridade aos assuntos relacionados com as freguesias em questão e de interesse coletivo e/ou público.

A 2 km de distância da sede do concelho, Seixas confronta a norte com a freguesia de Lanhelas, a sul com o Rio Coura e a freguesia de Caminha, a nascente com a freguesia de Vila de Mouros e a poente com o Rio Minho. As principais atividades económicas dos seixenses são a pesca, a construção civil e a prestação de serviços. Como tradições festivas, os celebram o S. Bento de Inverno (21 de março), o S. Bento de Verão (9,10 e 11 de julho), o S. Pedro (fevereiro) e a Nossa Senhora da Consolação (setembro). Seixas é uma terra rica em artesanato, com destaque para as redes de pesca, os bordados e as esculturas em granito. A gastronomia é outra das marcas da freguesia. Como pratos principais, em Seixas pode-se degustar o arroz de lampreia, o sável com arroz de debulho, a solha seca, o arroz de cabidela, o cozido à portuguesa, o arroz-doce, o leite-creme e o bolo sortido.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares