8.6 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraQuatrocentas crianças de Cerveira e Tomiño visitaram quinta pedagógica

Quatrocentas crianças de Cerveira e Tomiño visitaram quinta pedagógica

A comunidade educativa infantil de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño visitou, na segunda quinzena de novembro, a quinta pedagógica “Corazón de Carballo”, localizada no bairro de Vilar (Tomiño). Atividade resulta do Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño 2019, apresentada pelas Associações de Pais dos centros escolares de ambos os concelhos, com o apoio da Eurocidade Cerveira-Tomiño.

Entre os dias 18 e 28 de novembro, cerca de 400 crianças, distribuídas por grupos mistos de alunos galegos e portugueses, com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos, partilharam valores relacionados com a preservação da natureza, conhecendo as diversas áreas de uma quinta pedagógica: os espaços das aves (pavões, faisões, galinhas, codornizes ou patos) e de outros animais, como as ovelhas, cabras ou póneis.

Simultaneamente, as crianças contactaram com as técnicas de compostagem orgânica; aprenderam sobre insetos, horta e conheceram um hospital de plantas. No total, foram sete sessões de seis horas de duração, que contaram com a participação de todos os centros de Educação Infantil de Cerveira e Tomiño, com a comunidade docente a colaborar ativamente na organização das visitas.

O Orçamento Participativo Transfronteiriço, iniciativa pioneira na Euroregião Galiza-Norte de Portugal, é uma das prioridades da Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça da Eurocidade Cerveira-Tomiño, um projeto cofinanciado em 75% pelo programa INTERREG V-A POCTEP, através de fundos FEDER da União Europeia.

Precisamente, até 15 de dezembro, está a decorrer uma nova votação do Orçamento Participativo Transfronteiriço para eleger dois novos projetos a desenvolver em 2020.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares