9.7 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoProteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo a partir das...

Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo a partir das 12 desta quinta-feira

A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta à população para o agravamento das condições meteorológicas no distrito de Viana do Castelo entre as 12h00 e as 18h00 desta quinta-feira.

De acordo com a ANPC, estão previstos para a região períodos de chuva, “que poderá ser por vezes forte a partir do fim da manhã na região norte”. O vento poderá soprar com rajadas até 80 quilómetros por hora. Nas terras altas poderá mesmo atingir os 100 quilómetros por hora.

Face a este cenário, e ainda de acordo com a ANPC, são de prever piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água; possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem; danos em estruturas montadas ou suspensas; e possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte.

A ANPC recorda que “o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações”.

Assim, aquela autoridade recomenda a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”.

Os condutores devem “adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a formação de lençóis de água nas vias”. Os cidadãos devem também “ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte”.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares