Em 19 Janeiro, 2018 Por Em Viana do Castelo

Projeto Vencer a Idade com Saúde: Câmara Municipal de Viana vai apoiar atividades para maiores de 60 anos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o apoio ao desenvolvimento de atividades lúdico-desportivas para maiores de 60 anos, enquadradas no projeto municipal Vencer a Idade com Saúde. Para tal, foi disponibilizada uma verba para a Escola Desportiva de Viana (EDV) e para o Viana Natação Clube para disponibilização dos meios técnicos para as aulas de hidroginástica.

O objetivo é proporcionar a toda a população sénior do concelho, a partir dos 60 anos, um programa de atividades lúdico-desportivas, devidamente programadas e orientadas. O programa engloba um conjunto de atividades regulares, duas vezes por semana, consistindo uma na prática de atividades gímnicas em pavilhão e outra de atividades aquáticas (hidroginástica), que decorrem de segunda a sexta-feira com a duração de 45 minutos.

Esta iniciativa Vencer a Idade com Saúde – vai já na sua 12ª edição e regista todos os anos grande adesão, destinando-se ao aproveitamento salutar dos tempos livres e de ócio das pessoas nos seniores, proporcionando-lhes o acesso à atividade desportiva, melhorando e promovendo o seu bem-estar.  O projeto integra várias atividades, adaptadas ao desenvolvimento físico dos participantes e dos objetivos do projeto consta ainda o desenvolvimento de valores humanos como a solidariedade, a cooperação e companheirismo, entre outros, aumentando a interação social e ampliando a oferta e a qualidade dos serviços recreativos municipais.

Para levar a cabo as aulas de hidroginástica, foi aprovado um apoio por unanimidade aos dois clubes para colaboração sob a forma de coadjuvação na disponibilização de meios técnicos no valor global de cerca de 6.200 euros.