20.3 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 16 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaProjeto OPJP "Minhotacleta" vai ligar Viana a Caminha em bicicleta

Projeto OPJP “Minhotacleta” vai ligar Viana a Caminha em bicicleta

Marta Silva e Joana Amorim são duas jovens de Viana do Castelo que venceram o Orçamento Participativo Jovem Portugal com um projeto que vai abranger os distritos de Viana do Castelo e Caminha.

Denominado Minhotacleta, o projeto vencedor consiste na aquisição de bicicletas que estarão disponíveis em parques e infraestruturas de apoio ao turismo, podendo cada cidadão levantar as bicicletas num ponto e entregá-las noutro diferente mediante a apresentação de um cartão ou código.

Ao todo foram selecionados a nível nacional sete projeto de jovens, para iniciativas nas áreas da Inovação Social, Sustentabilidade Ambiental, Desporto Inclusivo e Educação para as Ciências. Os projetos vão receber verbas para se tornarem uma realidade.

O Orçamento Participativo Jovem Portugal (OPJP), aprovado em Conselho de Ministros em setembro com o objetivo de reforçar a qualidade da democracia e o maior envolvimento dos cidadãos jovens nos processos de decisão, recebeu 400 propostas e teve 10 mil votantes.

Para esta primeira edição, o OPJP dispõe de 300 mil euros para financiamento das iniciativas dos jovens. “

Com o objetivo de apresentarem o projeto Minhotacleta ao Presidente da Câmara, a Marta e a Joana estiveram em Caminha na passada sexta-feira. A Rádio Caminha falou com as duas jovens vianenses que nos contaram como surgiu a ideia de participarem no OPJ Portugal.

Confiantes numa boa votação, para obterem o maior número de votos possível, as duas jovens fizeram uma grande campanha não só nas redes sociais mas também na rua.

Participar no OPJ Portugal foi uma experiência muito enriquecedora e um grande desafio para estas duas jovens de Viana, como confessa Joana Amorim.

O próximo passo é passar à execução do pojecto que está pronto a ser implementado.

Aproveitar o vasto património geocultural e paisagístico e, ao mesmo tempo, promover o uso da bicicleta são os grandes objetivos da Minhotacleta.

Miguel Alves, presidente da Câmara de Caminha, gostou muito do projeto que considerou ir ao encontro de dois projetos estruturantes para o concelho de Caminha.

O projeto está pronto a ser implementado…

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares