8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasSaúdePartilha transfronteiriça de equipamentos de saúde parada por falta de colaboração dos...

Partilha transfronteiriça de equipamentos de saúde parada por falta de colaboração dos governos

Há mais de três meses que a UNIMINHO, a associação que reúne 20 municípios do Alto Minho e da Galiza, espera que a ARSNorte e o Governo regional da Galiza indiquem os nomes de dois responsáveis para ajudar a concluir o projecto que prevê a utilização comum dos equipamentos de saúde pela população do Alto Minho e da Galiza.

Desde 2010 que o estudo está a ser realizado, mas parou agora porque falta a colaboração dos Ministérios da Saúde Português e Espanhol.

Rui Solheiro, presidente da UNIMINHO, explicou à Rádio Caminha que o projecto está concluído no que diz respeito à disponibilidade dos serviços e à sua procura por parte dos utentes. Falta apenas a colaboração dos Governos para quantificar os custos e a forma de os pagar que esta partilha vai implicar.

Graças a esta proposta de cooperação transfronteiriça na área da Saúde, envolvendo equipamentos públicos do Alto Minho e da Galiza, cerca de oitenta mil portugueses podem passar a ter os hospitais de Vigo como “referência” e os habitantes de Vigo podem ser encaminhados para o hospital de Viana do Castelo em casos de acidentes vasculares cerebrais.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares