Em 10 Agosto, 2016 Por Em Distrito, Notícias, Paredes de Coura

Paredes de Coura acaba com fogo-de-artifício e doa este dinheiro aos Bombeiros

Paredes de Coura acaba de anunciar que vão ser anuladas todas as sessões de fogo-de-artifício das festas do concelho, aproveitando também para dar a conhecer que o equivalente em dinheiro que a Câmara gastava nestas iniciativas vai ser doado à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários local.

A medida foi esta tarde anunciada na sessão comemorativa do Dia do Concelho de Paredes de Coura, onde entre as cinco personalidades locais agraciadas pelo município também constava o nome do antigo bombeiro Domingos Rocha, alvo do apreço e reconhecimento públicos e a quem foi entregue a Medalha de Altruísmo, Prateada, do Município.

Com esta medida agora anunciada, Paredes de Coura dá mais uma claro sinal de “pedagogia e prevenção, ajudando quem mais combate o flagelo dos fogos num gesto de nobre cidadania”, reforçou o presidente da Câmara, Vitor Paulo Pereira, acrescentando que “é uma questão de sensatez e não se trata de pôr em causa uma tradição. Mas mesmo que fosse, as tradições também podem mudar ou acabar, se isso significar avanço civilizacional. Não faz sentido ver os bombeiros a lutar e outros membros da comunidade incrementar o risco de incêndio, por menor que este seja. Fora da época de verão, quando não existe risco, aí a situação é outra”, concluiu o autarca.

Recorde-se que nos últimos dias Paredes de Coura tem sido fustigada por inúmeros fogos florestais, alguns de grande relevo com especial incidência nas freguesias de Rubiães e Vascões, bem como na área da Paisagem Protegida de Corno do Bico. Com estes fogos florestais foram mobilizados todos os bombeiros do concelho, com o apoio das corporações vizinhas e juntas de freguesia, para além da ajuda de inúmeros populares que se juntaram aos operacionais, que tudo fizeram para salvar as pessoas e minimizar os estragos nas propriedades e bens.

Acerca de