Em 16 Abril, 2018 Por Em Arcos de Valdevez

Orçamento Participativo Portugal em Arcos de Valdevez

Decorreu na passada quinta-feira, dia 12 de Março, na Casa das Artes uma sessão no âmbito do Orçamento Participativo que, tal como no ano transato, contou com bastante adesão por parte da população.

Esta sessão, conjunta da Secretaria de Estado e da Câmara Municipal, contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca e, nela, a população foi convidada a apresentar e defender as suas ideias para a sua região e Portugal e decidir como investir 5 milhões euros nas mais diversas áreas.
O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, relevou o interesse da existência deste tipo de iniciativas para o desenvolvimento conjunto do País, nas quais os cidadãos podem dar os seus contributos e ideias, e incentivou os participantes a lançarem ideias ao nível do Orçamento Participativo Portugal ligados às tradições, ao património, à valorização dos produtos locais e de projetos com a diáspora, por serem, no seu entender, temáticas importantes a nível concelhio e regional.
De igual modo adiantou que o Municipio está a trabalhar no sentido de criar um Orçamento Participativo Municipal.

Por outro lado a Secretária de Estado fez questão de lembrar que é a partir destas sessões que saem o maior número de ideias e de projetos de âmbito regional e nacional. Que é aqui que as pessoas podem falar e ter a possibilidade de concretizar aquele projeto que tanto anseiam e que muitas vezes, por não ser prioridade para os Governos, não é vertido nos orçamentos a nível nacional.

Estas iniciativas aproximam as pessoas da política e promovem uma maior ligação e integração entre territórios, através de projetos de âmbito nacional.