9.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasCulturaO Jazz volta a invadir Barcelos em Setembro

O Jazz volta a invadir Barcelos em Setembro

Partindo para a sua quarta edição, o Festival Jazz ao Largo tem já um percurso consolidado e com uma orientação programática bem definida. O Festival regressa de 11 a 15 de Setembro às ruas de Barcelos para inundar a cidade com cinco dias de jazz.

Como é hábito o envolvimento com os artistas da cidade é um ponto obrigatório e, nesse sentido este ano convidamos a Banda de Oliveira para a abertura do Festival. Por Barcelos passarão também nomes tão sonantes como Bruno Pernadas Quarteto, Jeffery Davis Trio e Mário Laginha Trio. O palco da Frente Ribeirinha da Azenha, dedicado ao universo das improvisações, receberá este ano os magníficos The Selva e o histórico Carlos Bica, num concerto especial a solo.

Em parceria com a BarcelosBus, o Festival promove um concerto do saxofonista alemão Julius Gabriel a bordo de um dos autocarros da cidade, acontecimento que se prevê histórico e único.

Este ano, a componente educacional do Festival sai também reforçada com um Workshop de improvisação liderado pelos músicos do colectivo The Selva (Ricardo Jacinto, Gonçalo Almeida e Nuno Mourão). A novidade deste ano será o Workshop de Jazz para crianças, com a dupla Tatabitato.

Todas as actividades do Festival têm entrada gratuita.

 

11 Setembro –  22h Largo Dr. Martins Lima

Banda Musical de Oliveira sobre a direcção do Maestro Filipe Cunha

Com quase 250 anos de existência, a Banda Musical de Oliveira é uma das maiores instituições da cidade de Barcelos. Nesse sentido, o Festival Jazz ao Largo resolveu convidá-los para um concerto especial onde algumas das composições apresentadas terão um cariz mais contemporâneo.

A Banda Musical de Oliveira é uma associação dinâmica e em permanente actividade, que trabalha para a formação e bem-estar da comunidade, e que se orgulha de cumprir a sua missão cultural, musical, artística e recreativa.

12 Setembro –  22h Largo Dr. Martins Lima

Bruno Pernadas Quarteto

Bruno Pernadas é um dos maiores fenómenos do jazz português dos últimos anos. Licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, iniciou os seus estudos em guitarra clássica, mas foi entre 2003 e 2007 que resolveu mudar o rumo da sua carreira inscrevendo-se no Hot Clube de Portugal. Desde aí, tem-nos brindado com excelentes discos, sendo o “Worst Summer Ever” um bom exemplo disso.

Ao longo da sua carreira criou também música para filmes, televisão, artes performativas e dança contemporânea.

Guitarra – Bruno Pernadas
Contrabaixo – Francisco Brito
Bateria – Bruno Pedroso
Saxofone – Desidério Lázaro

13 Setembro –  22h Largo Dr. Martins Lima

Jeffery Davis Trio

Nascido no Canadá, Jeff­ery Davis é dos mais bem cotados vibrafonistas a actuar em Portugal. No seu passado, conta com a atribuição de vários prémios da famosa escola Berklee e também da International Association of Jazz Education. Ao longo dos anos tem tocado com variados músicos como Myron Waldon, Darrem Barret, Anders Christensen, Marc Miralta entre muitos outros. Je­ery Davis tem-se mantido activo no mundo do jazz e do clássico realizando várias actuações por todo o mundo.

Vibrafone – Jeffery Davis
Contrabaixo – Demian Cabaud
Bateria – Marcos Cavaleiro

14 Setembro –  17h – Frente Ribeirinha da Azenha

The Selva

The Selva é um trio de improvisação com Ricardo Jacinto no violoncelo, Gonçalo Almeida, no contrabaixo, e Nuno Morão na bateria. Formados em 2016, a sua música explora as intersecções entre o alargado espectro musical de cada um dos seus membros, apresentando ao vivo um diálogo imprevisível e multi-idiomático. No Festival Jazz ao Largo apresentam também um workshop de improvisação aberto à comunidade.

Violoncelo – Ricardo Jacinto
Contrabaixo – Gonçalo Almeida
Bateria – Nuno Mourão

14 Setembro 22h Largo Dr. Martins Lima

Mário Laginha Trio

Com uma carreira extensa e invejável, Mário Laginha é um dos mais reconhecidos músicos de jazz portugueses, com projectos como o Sexteto de Jazz de Lisboa, que fundou em 1984 e a sua dupla com Maria João. No Festival Jazz ao Largo apresenta Mário Laginha Trio, com uma série de composições em que o risco e a experimentação são as palavras-chave a explorar.

Piano – Mário Laginha
Contrabaixo – Bernardo Moreira
Bateria – João Pereira

15 Setembro –  17h – Frente Ribeirinha da Azenha

Carlos Bica Solo

Carlos Bica é um dos poucos músicos de jazz portugueses que alcançou projecção internacional, tendo-se tornado uma referência no panorama do Jazz europeu. Entre os vários projectos musicais que lidera, e para além das suas participações em outras áreas como teatro, cinema e dança, o seu trio AZUL, com o guitarrista Frank Möbus e o baterista Jim Black, tornou-se na imagem de marca do contrabaixista e compositor. A convite do Festival Jazz ao Largo apresenta um concerto especial a solo na Frente Ribeirinha da Azenha.

Contrabaixo – Carlos Bica

15 Setembro –  18h30 – BarcelosBus

Julius Gabriel

(Entrada Junto à Ponte Medieval)

Julius Gabriel é um saxofonista, compositor e improvisador alemão nascido na década de 80 em Berlim. Explora o seu saxofone de maneiras muito distintas e diferenciadas, do jazz ao rock, do noise ao drone, do psicadélico ao minimal. Julius revela-se um instrumentista único e brindará o público do festival com um concerto que se prevê agitado e peculiar a bordo de um dos autocarros do BarcelosBus.

Saxofone –  Julius Gabriel

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares