13.6 C
Caminha Municipality
Sábado, 20 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDesportoNicolas Capony é o campeão do mundo Júnior de bodyboard 2019

Nicolas Capony é o campeão do mundo Júnior de bodyboard 2019

Nicolas Capony, da Ilha Reunião, um departamento ultramarino francês, venceu o galego Bruno Martin, por uma diferença de 2.24, na final do APB Pro Junior Grand Slam, que terminou hoje com muita emoção e ondas a rondar os 2 metros, na praia da Arda, em Viana do Castelo.

A grande surpresa do dia aconteceu logo no primeiro heat da semifinal, quando Nicolas Capony defrontou Armide Soliveres, detentor do título mundial, e garantiu a passagem à final.

Segundo o campeão do mundo de 2019, as condições estiveram excelentes todos os dias e a organização também, mas os adversários eram muito bons e, por não ter sido nada fácil defrontá-los, sente-se ainda mais contente com o resultado alcançado.

“Estou muito contente! Foi um sonho tornado realidade. Um excelente presente, num evento fantástico, no meu último ano como júnior”, disse Nicolas.

O galego Bruno Martin, vencedor da edição de 2018 do Luso Galaico e que na semifinal de hoje venceu com um score total de 13.17 Cristopher Bayona Angulo (8.84), sagrou-se vice-campeão mundial também no seu último ano como júnior.

“Estou muito contente com este resultado, que não esperava, mas que se foi materializando ao longo da competição. Treinei muito para as condições de hoje e para as dos dias anteriores, por isso senti-me sempre à vontade”, refere Bruno.

Tanto Nicolas Capony como Bruno Martin protagonizaram, ao longo de toda a competição, performances muito consistentes.

O canário Armide Soliveres e o peruano Cristopher Bayona Angulo foram os terceiros classificados.

“Confiei. Esperei por outra boa onda, mas, de tanto esperar, não consegui”, avança Armide Soliveres que também considera que, tal como já tinha antecipado, “o nível esteve muito alto”.

Cristopher Bayona Angulo fez história não apenas pelo seu resultado mas também por esta ter sido a primeira vez que o Perú participou no mundial.

“Correu bem. Treino há sei anos e queria ser campeão do mundo. Mas, o nível estava muito alto. Aprendi muito também com os meus adversários. Esta é a minha primeira participação e a primeira vez que saio do Perú. Para o ano, vou trabalhar o dobro”, refere Cristopher.

Os quatro finalistas de hoje, que até às meias-finais ganharam sempre os seus heats, eram fortes candidatos ao título.

Terry McKenna, world tour manager da Association of Professional Bodyboarders (APB), considera que “esperar até hoje para terminar a competição acabou por ser uma jogada brilhante, pois as ondas rondaram os 2 metros e o vento offshore, possibilitando aos competidores fazer altas performances”, acrescentando “este campeonato, o primeiro Pro Junior autónomo, foi um grande êxito: reuniu, em Viana do Castelo, os melhores bodyboarders dos quatro cantos do mundo; registou um alto nível; ficou claro que a modalidade está em excelentes mãos. Além disso, o Surf Clube de Viana (SCV), mais uma vez, fez um trabalho incrível de organização. Viana do Castelo foi o berço do bodyboard profissional e isso foi evidente também na organização deste evento”.

O CAR Surf de Viana serviu de estrutura de apoio ao Viana World Bodyboard Championship. Entre os vários competidores que lá estiveram “hospedados” e treinaram, destaque para Nicolas Capony e para Cristopher Bayona.

Para João Zamith, presidente da direção do SCV, “devido ao nível dos atletas e ao CAR Surf, cada vez mais Viana do Castelo tem projeção mundial”, acrescentando “organizar eventos de nível mundial com esta dimensão e com este resultado só é possível com o apoio e o envolvimento de toda a equipa do SCV”.

Em ano de comemoração do 30º aniversário do clube, na cerimónia de entregue de prémios, também houve lugar a uma homenagem ao Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) pelo apoio que tem dado à instituição.

“O CAR Surf de Viana é uma mais valia, pois, além de dar uma resposta de qualidade no plano do alto rendimento, dá uma resposta notável no plano do desenvolvimento desportivo, pois funciona como âncora das atividades náuticas, em especial do surf”, explica Vítor Pataco, presidente do IPDJ.

Também Vítor Lemos, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, defende que “o SCV está a fazer um excelente trabalho” e, dirigindo-se aos competidores que subiram, hoje, ao pódio, pediu que levassem os troféus e também o nome de Viana do Castelo, como referência, para os seus países.

O Viana World Bodyboard Championship é organizado pelo SCV, em parceria com a APB e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares