23.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraMunicípio de Cerveira investe cerca de 400 mil euros na requalificação da...

Município de Cerveira investe cerca de 400 mil euros na requalificação da Rua 15 de Maio e envolvente

Para fazer face ao avançado grau de deterioração e desorganização do espaço público envolvente ao Bairro da Calçada, à Urbanização de Cerveira e ao Centro Escolar de Cerveira, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai avançar, em abril, com uma alargada empreitada de requalificação. O projeto, que foi apresentado publicamente, na passada sexta-feira, no Auditório da Biblioteca Municipal, tem um investimento total de 382 mil euros, comparticipado em 265 mil euros pelo FEDER.

Em causa está uma zona de grande afluxo diário por integrar distintos estabelecimentos de comércio/serviços, edifícios multifamiliares e um elevado número de habitações com data de construção anterior a 1980. Desde a sua origem, aquela área não sofreu qualquer intervenção, encontrando-se atualmente em avançado estado de degradação ao nível da qualidade ambiental e das acessibilidades.

De acordo com a apresentação pública muita participada que decorreu na passada sexta-feira, o objetivo da obra da requalificação da Rua 15 de Maio e sua envolvente, designada de “Requalificação do Espaço Público Envolvente ao Bairro da Calçada, à Urbanização de Cerveira e ao Centro Escolar de Cerveira” é organizar todo o espaço, conferindo-lhe o máximo de funcionalidade, sem comprometer o seu enquadramento e equilíbrio entre a parte edificada e a envolvente natural. Pretende-se igualmente dotá-lo de todas as infraestruturas necessárias ao seu correto e eficiente funcionamento, nomeadamente abastecimento de água, rede de drenagem de águas residuais domésticas, rede de drenagem de águas residuais pluviais, rede de segurança contra incêndios, rede de rega, rede de iluminação pública, rede viária, requalificação ambiental e acessibilidades.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, sublinha as melhorias significativas ao nível da mobilidade, conforto e segurança, quer para peões quer para automobilistas, destacando “a remodelação do cruzamento do Pavilhão Municipal de Desportos, que garantirá a realização das manobras necessárias em total segurança, algo que hoje não se acontece”.

Com perspetiva de início de trabalhos agendada para abril, a execução da obra vai decorrer em três fases, de forma a minimizar o impacto no dia a dia das pessoas. O prazo para conclusão é de cinco meses, com suspensão prevista para os meses de julho e agosto. A operação integra a candidatura “Requalificação do Espaço Público Envolvente ao Bairro da Calçada, à Urbanização de Cerveira e ao Centro Escolar de Cerveira”, submetida ao Aviso NORTE-16-2018-10 da Reabilitação Urbana. O custo total do investimento é de 382 mil euros, com uma comparticipação FEDER de 265 mil euros.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares