12 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraMunicípio de Cerveira envolve jovens em projeto europeu de cidadania

Município de Cerveira envolve jovens em projeto europeu de cidadania

Com o intuito de trocar experiências e partilhar problemas comuns em torno da crise económica e do euroceticismo, dois jovens cerveirenses estiveram em Itália, entre 12 e 16 deste mês, para participar num encontro de definição de políticas da União Europeia com destaque para o envolvimento social, intercultural e de voluntariado. Oportunidade surgiu pela parceria da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira no projeto STRinGS.

Depois do ‘In Common Sports’, ‘Yieps!’ e ‘Knots’, o Município de Vila Nova de Cerveira foi convidado para ser parceiro de mais um projeto europeu que, ao denominador comum da cidadania ativa, alia a dinâmica da juventude, auscultando as suas opiniões e propostas em prol de uma política europeísta mais sólida e partilhada.

Coordenado pelo Município de Vallerano, Itália, o STRinGS apresenta como prioridades debater o futuro da Europa e desafiar o euroceticismo, além de promover a solidariedade em tempos de crise. Pela aposta encetada pelo município cerveirense na implementação de mecanismos de participação pública e cidadania ativa, assim como na criação de políticas de maior proximidade à juventude, dois jovens cerveirenses afetos ao Programa ‘Preparar o Futuro’ incorporaram esta experiência internacional.

Durante quatro dias, os dois estudantes universitários tiveram a oportunidade de debater as razões pelas quais, muitas vezes, os jovens são alheios e/ou seguem propagandas de recusa à União Europeia. Além de Vallerano e de vila Nova de Cerveira, estiveram ainda presentes delegações de jovens oriundos de Sigulda (Letónia), Deryneia (Chipre), Onga (Hungria) e Nafplio (Grécia).

De acordo com os jovens participantes, “este tipo de conferências/meeting, tornam-se fulcrais, na medida em que se discutem, para além de opiniões pessoais, as realidades e o dia-a-dia de cada país, que vão de encontro aos problemas europeus”. E acrescentam: “Para além de uma discussão saudável sobre os problemas que afetam a Europa neste momento, e qual a perspetiva dos jovens face ao euroceticismo, o que mais se evidenciou foi a vontade em alterar as mentalidades. Uma das medidas sugeridas foi a inserção da temática União Europeia nas escolas, numa idade mais precoce e com outro tipo de abordagem, de forma tornar cidadão mais proactivos no âmbito das questões Europeias”.

O projeto STRinGS aborda os temas da eurocrítica, do euroceticismo e da solidariedade a todos os níveis, permitindo aos jovens absorver uma visão positiva da União Europeia no que diz estritamente respeito a conceção de preconceitos desagregadores.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares