8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasPaísMultas por conduzir ao telemóvel vão aumentar para o dobro

Multas por conduzir ao telemóvel vão aumentar para o dobro

As coimas por utilização indevida do telemóvel durante a condução vão aumentar… para o dobro. Atualmente o Código da Estrada prevê coimas entre 120 e 600 euros e a proposta de lei que está em circuito legislativo põe a fasquia nos 250 a 1.250 euros, de acordo com notícia avançada pelo jornal Público.

Só no distrito de Viana do Castelo, de acordo com dados da GNR, foram 21 condutores detetados a cometer esta infração entre os passados dias 23 e 29 de setembro. Tem estado sempre entre as infrações mais praticadas nas estradas do Alto Minho, segundo os dados que a GNR divulga semanalmente.

Onúmero de pontos retirados da Carta de Condução também aumenta, e passa de dois para três pontos, aproximando a sanção de infrações graves como a condução sob o efeito de álcool.

Vários estudos mostram que a distração com o telemóvel aumenta em quatro vezes o risco de acidentes, sendo que a Polícia recorda que a principal consequência de utilizar o telemóvel durante a condução é a distração física, através da mão ocupada; visual, ao tirar os olhos da estrada; auditiva por deixar de ouvir o meio envolvente e cognitiva.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares